Fapeg Summit III orienta participantes para a próxima etapa do Centelha II
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) realiza nesta quinta-feira, dia 26, a partir das 9 horas, no formato online (plataforma Zoom), o seu terceiro Fapeg Summit. A proposta é reunir os 100 autores das ideias inovadoras selecionadas na fase 2 do Programa Centelha 2 para uma capacitação e preparação para a próxima fase seletiva do programa, quando os proponentes vão fazer a submissão dos seus Projetos de Fomento. Na próxima etapa, os participantes terão que detalhar o cronograma físico e financeiro da proposta e a aplicação dos recursos de subvenção a serem recebidos para alavancar as ideias de seus projetos transformando-as em um negócios de sucesso.
O evento via plataforma Zoom busca facilitar a participação dos candidatos da capital e do interior do Estado que estão concorrendo no processo seletivo. A proposta da Fapeg é criar um espaço integrador de conhecimentos que promova orientações e soluções para a Fase 3 do processo seletivo, fortalecendo a articulação entre inovação e empreendedorismo; além de discutir desafios, dúvidas e as perspectivas da próxima etapa. Os candidatos vão receber orientações com o intuito de alinhar alguns conceitos importantes para que possam aprimorar suas ideias e projetos para concorrer a uma das 50 vagas oferecidas pelo edital.
Programação
A abertura do evento será feita às 9 horas pelo presidente da Fapeg, Robson Vieira. Participam da solenidade de abertura, a gerente do Departamento de Desenvolvimento Tecnológico e Subvenção Descentralizada (DDTS) da Finep, Adriana Haguenauer; a coordenadora de Projetos de Empreendedorismo e Inovação da Fundação Certi, Priscila Procópio da Silva, que também fará palestra sobre “Orientação e Capacitação para Submissão dos Projetos de Fomento (Fase 3); e o diretor de Programas e Monitoramento da Fapeg, Vanderlei Cassiano, que vai falar sobre “A subvenção econômica como instrumento de fomento à inovação”.
Um vídeo case de sucesso do Programa Centelha I será apresentado. A CEO da empresa Biogyn Soluções Entomológicas, Rízia Andrade, vai apresentar aos participantes do Centelha II, os aprendizados durante a trajetória de participação da empresa no primeiro edital do Centelha. A Biogyn é uma empresa que mantém compromisso com práticas de preservação ambiental e trabalha com o controle biológico para o combate de pragas em plantações. Rízia Andrade vai falar também sobre a importância do apoio de programas como o Centelha para o fomento ao empreendedorismo inovador.
O Centelha
O Centelha – Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores – é executado em Goiás pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). Promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), operado pela Fundação CERTI, o Centelha visa estimular o empreendedorismo inovador para o desenvolvimento de produtos (bens e/ou serviços) ou de processos inovadores e, apoiar por meio da concessão de recursos de subvenção econômica (recursos não reembolsáveis) a geração de empresas de base tecnológicas a partir da transformação de ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos do estado de Goiás.
O Programa Centelha converge com a estratégia da Fapeg de interiorizar a inovação no Estado. Nesta fase, vão participar empreendedores de 20 municípios goianos de quatro das cinco mesorregiões do Estado. Estão participando projetos de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Aparecida de Goiânia, Jataí, Água Limpa, Alto Paraíso de Goiás, Bela Vista de Goiás, Catalão, Ceres, Corumbá de Goiás, Formosa, Goianésia, Goianira, Hidrolândia, Jaraguá, Morrinhos, São Luís de Montes Belos, Senador Canedo e Uruaçu.
Das 451 ideias inovadoras submetidas inicialmente, 200 foram classificadas na primeira etapa de Submissão das ideias inovadoras. Na segunda etapa, de Submissão dos projetos de empreendimento foram selecionadas 100, que agora, na fase de Submissão dos projetos de fomento disputam uma das 50 oportunidades que serão fomentadas por este edital e que vão ajudar a alavancar o ecossistema do empreendedorismo inovador em Goiás.
Assessoria de Comunicação da Fapeg