Fapeg seleciona 45 propostas acadêmicas para a vinda pesquisadores estrangeiros para Goiás
Resultado final foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira, 06. A ideia é apoiar a vinda dos pesquisadores com o objetivo de fortalecer a internacionalização e interiorização da pesquisa e promover a integração da ciência goiana a redes de cooperação
Quarenta e cinco propostas de pesquisadores visitantes estrangeiros foram selecionadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) por meio da chamada pública 05/2025, que vai permitir a vinda de especialistas internacionais para missões acadêmicas no Estado de Goiás. A Fundação vai financiar despesas com passagens, hospedagem e alimentação para missões com duração mínima de sete e máxima de 21 dias, num valor total de R$ 800 mil. O objetivo do Programa Pesquisador Visitante Estrangeiro é fortalecer a internacionalização da pesquisa e a integração da ciência goiana a redes globais de cooperação, além de promover e fortalecer a pesquisa no interior do Estado de Goiás.
Os selecionados têm até o dia 11 de maio para a inclusão da documentação exigida em edital na plataforma Darwin-Fapeg, para a contratação das propostas. Acesse aqui o resultado final e o edital.
Foram selecionadas propostas que vão proporcionar intercâmbio de pesquisadores de diversas partes do mundo como Espanha, Suíça, Itália, Estados Unidos, México, Suécia, Irlanda do Norte, Finlândia, Argentina, Portugal, China, Polônia, Colômbia, Uruguai, Reino Unido, Países Baixos, Canadá, França, Paquistão, Hungria, com instituições de ensino do Estado de Goiás como Instituto Federal Goiano – IF Goiano (Rio Verde e Ceres); Universidade Federal de Goiás – UFG (Goiânia); Instituto Federal de Goiás- IFG (Anápolis); UniEvangélica (Anápolis); Universidade Estadual de Goiás – UEG (Morrinhos, cidade de Goiás e Anápolis), Pontifícia Universidade Católica – PUC Goiás(Goiânia), Universidade Federal de Catalão (UFCat).

