Fapeg reforça parceria com CEIA em aniversário de 5 anos do Centro
O Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA) celebrou seu quinto aniversário no dia 17 de dezembro, com a presença de representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), parceira do centro desde sua criação, em 2019. Durante a cerimônia, o presidente da Fapeg, Marcos Arriel, destacou o papel da Fundação no apoio a iniciativas inovadoras, ressaltando que o investimento no CEIA integra uma política pública do Governo de Goiás. “Nunca imaginávamos que, cinco anos depois, o CEIA estaria captando tantos recursos e desenvolvendo tantos projetos. Parabéns a todos por essa conquista”, afirmou Arriel.
A diretora do CEIA Telma Woerle destacou os números alcançados pela instituição. Desde sua criação, o CEIA firmou parcerias com mais de 120 projetos, conectando ciência e mercado, e envolveu cerca de 780 pesquisadores. Além disso, a unidade investiu R$ 305 milhões em iniciativas de pesquisa e inovação, e atua como unidade Embrapii, acelerando o desenvolvimento tecnológico no Brasil.
Neste mês de dezembro, o CEIA foi agraciado com o Prêmio de Projeto Mais Inovador de 2024 pela Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial). O reconhecimento veio por meio do projeto intitulado “Aprendizado de máquina utilizando imagens sintéticas de veículos automotores”, desenvolvido em parceria com a empresa Cilia Tecnologia.
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, representando o governador Ronaldo Caiado, destacou que o CEIA tem colocado Goiás na vanguarda do campo da Inteligência Artificial, gerando impactos positivos para a sociedade e o mercado de trabalho. E, embora não se tenha ainda condições de avaliar, Goiás tem mostrado que pode liderar discussões nesse tema.
O CEIA
O CEIA desenvolve soluções inovadoras de alto impacto, por meio do uso de dados e Inteligência Artificial. A iniciativa foi lançada em 2019 por meio de uma política pública da Fapeg no formato de tríplice hélice (academia, governo e empresas). Para Iwens Gervásio, do Instituto de Informática da UFG, esta tríplice acredita no sonho do CEIA e por isso houve tantas conquistas. Para Camila Rabelo, que representou a Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), o Ceia está tornando Goiás em protagonista quando o assunto é Inteligência Artificial. “Antes era eixo Rio São. Antes era papel de coadjuvante”.
Para o presidente da Fapeg, as atividades desenvolvidas pelo CEIA geram impacto social à medida que as tecnologias colaboram para a sociedade, e também impacto na formação de novos talentos. O vice-reitor da UFG, Jesiel Carvalho, ressaltou que o CEIA é uma junção de inteligência, criatividade, alegria e engajamento que fazem o centro ter capacidade de realizar grandes ações. “Tenho convicção que o Ceia fará 50, 100 anos, 150 anos, e é um legado para muitos anos e nos ajudará a transformar a universidade, estado e o país”, finaliza.
Fotos: Edinan Ferreira