Fapeg reforça compromisso com investimentos na ciência, pesquisa e inovação durante IV Seminário de Integridade Acadêmica da UFG
Em dez meses de 2024 a Fapeg já lançou 27 editais e, pelo segundo ano consecutivo, recebe recorde de recursos orçamentários pelo Governo de Goiás
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) marcou presença no IV Seminário de Integridade Acadêmica da Universidade Federal de Goiás (UFG), realizado nos dias 17 e 18 de outubro. Como apoiadora do evento, a Fapeg reforçou seu compromisso com o fomento à ciência e à inovação em Goiás, além de destacar suas iniciativas voltadas para a ética e a transparência na gestão de recursos públicos. O seminário reuniu especialistas e acadêmicos para discutir a importância da integridade nas instituições de ensino superior e as boas práticas na aplicação de recursos em pesquisa e inovação.
Participando da cerimônia de abertura,o presidente da Fapeg, Marcos Arriel, ressaltou o crescimento da receita da Fapeg, reflexo da prioridade dada pelo Governo de Goiás à ciência como um dos motores do desenvolvimento econômico. Arriel destacou o aumento significativo no número de editais lançados pela Fapeg, com 27 certames até o momento em 2024, superando os 16 lançados no ano anterior. “A receita da Fundação aumentou graças à prioridade do Governo em transformar Goiás em um estado moderno e competitivo, onde a ciência e a inovação são pilares desse desenvolvimento”, afirmou o presidente.
A internacionalização da pesquisa também foi citada pelo presidente, que mencionou a criação da Gerência de Parcerias Internacionais da instituição, que está garantindo a ampliação de oportunidades de cooperação técnica e intercâmbio com instituições de outros países.
A professora Dra. Lilian Ribeiro, coordenadora do Comitê de Integridade Acadêmica da UFG (CIA), agradeceu o apoio da Fapeg nas ações desenvolvidas durante o evento. “Estamos realizando um sonho! Nessa quarta edição do seminário, por meio do apoio financeiro concedido pela Fapeg e outros parceiros, foi possível expandir as atividades do evento, trazer duas palestrantes de outros estados e uma de outro país, além de agregar colegas de várias instituições de ensino superior do estado de Goiás”.
Cultura da Integridade
Na sexta-feira (18), o diretor Científico e de Inovação da Fapeg, Cláudio Leles, moderou a mesa redonda sobre a cultura de integridade acadêmica nas instituições de ensino superior. Leles destacou os esforços da Fundação para desburocratizar a prestação de contas dos pesquisadores e instituições contempladas com fomento. “Estamos trabalhando para facilitar o processo de comprovação de uso dos recursos, sem perder o foco na transparência com o dinheiro público”, afirmou. O diretor também comemorou a recente conquista do Selo Diamante do Prêmio Ética e Responsabilidade, do Programa de Compliance Público (PCP), do Governo de Goiás, recebido pela Fapeg no dia 17 de outubro, o que reforça a responsabilidade na gestão dos investimentos em ciência e inovação.
Ainda durante o seminário, Leles sugeriu o levantamento e estudo das IES para um futuro lançamento de edital destinado para a instalação de comitês de integridade. Vanderlei Cassiano, diretor de Programas e Monitoramento da Fapeg, reforçou a importância do bom uso dos recursos e destacou o papel do Programa de Compliance Público na ampliação dos editais da Fundação. “Com gestão eficiente e planejamento, estamos lançando novos editais e, em breve, também realizaremos oficinas internas para avançar no tema da integridade”, concluiu.