Fapeg recebe Selo Diamante nos quatro eixos do Programa de Compliance Público

Reconhecimento reforça o compromisso da Fapeg com integridade, transparência e boas práticas de gestão pública.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) recebeu, nesta quarta-feira (10/12), o Selo Diamante nos quatro eixos avaliados pelo Programa de Compliance Público do Estado de Goiás (PCP): Ética, Transparência, Governança e Ouvidoria. A premiação reconhece órgãos e entidades que adotam práticas consolidadas de integridade, transparência e governança na administração pública estadual.

O PCP é um conjunto de procedimentos e estruturas destinados a assegurar que os atos de gestão estejam em conformidade com padrões legais e éticos, além de garantir o alcance dos resultados das políticas públicas e a satisfação dos cidadãos.

Para a coordenadora do PCP na Fapeg, Maria Giovane Luz, o reconhecimento reforça a força do trabalho coletivo dos servidores. “Este prêmio representa o empenho diário de cada servidor da Fapeg. Nada disso seria possível sem o envolvimento, o cuidado e a seriedade com que todos tratam as nossas entregas. Receber o Selo Diamante mais uma vez em todos os eixos é um marco para a Fundação e um orgulho para a nossa equipe. Seguimos juntos, com ética, transparência e responsabilidade”.

O controlador-geral do Estado de Goiás, Marcos Tadeu, destacou que 52 órgãos e entidades participaram da avaliação, baseada em metodologia desenvolvida pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) em parceria com a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Ele também lembrou que Goiás foi recentemente reconhecido como um dos estados mais transparentes do país, recebendo o Selo Diamante do Programa Nacional de Transparência Pública, divulgado durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC), em Florianópolis (SC).

“Somos bicampeões. Este foi o segundo ano consecutivo em que o Estado atingiu 100% dos indicadores exigidos pelo Programa”, reforçou.

Programa de Compliance Público

O PCP, de participação obrigatória para órgãos e entidades da administração direta e indireta, é estruturado em quatro eixos prioritários:

Eixo I – Ética

Eixo II – Transparência

Eixo III – Governança

Eixo IV – Ouvidoria

Coordenado pela CGE, o Programa oferece consultoria e acompanhamento contínuo para a implantação e aprimoramento das práticas de compliance nas unidades do Governo de Goiás.


Avaliação nos quatro eixos

Ética
A metodologia incluiu a aplicação de um questionário aos servidores. De acordo com o controlador-geral, 26 mil servidores do Estado responderam à pesquisa — “a maior amostra do Brasil, inédita em volume”, destacou. Além disso, foram ofertados cursos e capacitações sobre o tema.

Transparência
No eixo referente ao acesso à informação, o site da Fapeg atingiu 100% de conformidade com os itens avaliados, garantindo informações acessíveis, atualizadas e padronizadas conforme as diretrizes do Governo de Goiás.

Governança
Foram analisados 14 critérios, incluindo capacitação em gestão de contratos, aprimoramento de processos internos, ações do escritório de compliance e fortalecimento das práticas de governança institucional.

Ouvidoria
A avaliação considerou melhorias no atendimento ao cidadão, com foco em respostas mais ágeis, eficientes e alinhadas às boas práticas de gestão pública.

Texto: Comunicação Setorial da Fapeg
Fotos: Comunicação CGE

Governo na palma da mão