Fapeg recebe inscrições para edital em cooperação com institutos franceses

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) recebe a partir desta sexta-feira, dia 14, propostas para a chamada pública 09/ 2014, de cooperação internacional entre a Fapeg e os institutos franceses Institut National de Recherche en Informatique et en Automatique (Inria) e Centre National de la Recherche Scientifique(CNRS), através do Institut des Sciences de l’Information et de leur Interactions (INS2i). O edital é voltado para as áreas das Ciências e Tecnologia da Informação e Comunicação.

O edital tem por objetivo principal fomentar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação elaborados em conjunto por pesquisadores brasileiros e franceses do Inria e/ou do INS2i-CNRS. Para participar, o pesquisador brasileiro deve ser doutor e vinculado a instituições de Ensino Superior ou a centros e institutos de pesquisas e desenvolvimento públicos ou privados sediados em Goiás. Ao todo, serão investidos R$ 500 mil nas propostas aprovadas, a serem liberados em até duas parcelas.

Oito linhas de pesquisas serão financiadas: Tratamento da Informação; Comunicação e Armazenamento da Informação; Tratamento de Sinais, dos Dados e dos Conhecimentos; Modelagem e Simulação; Tecnologias de Hardware e Software; Concepção, Verificação e Otimização de Componentes de Software; Concepção, Comando e Controle de Sistemas Complexos; e Interface Homem-Máquina. Toda a documentação que será apresentada à Fapeg deve ser redigida em inglês e submetida via sistema FAPEGestor.

O Inria tem como objetivo promover a colaboração e a integração científica internacional entre grupos de pesquisa de alto nível. Para isso, estabelece parcerias não só com o Brasil, mas com diversos países de todos os continentes. Este é o segundo edital lançado pela Fapeg em parceria com o Inria.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo