Fapeg recebe homenagem na abertura do 2º Ceagre Agro Experience, em Rio Verde

O evento teve início nessa terça-feira, 16, e segue até o dia 18, em Rio Verde. A programação tem foco na integração entre empresas, pesquisadores e instituições científicas no debate sobre inovação e tecnologia no campo para a sustentabilidade.

 

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) foi homenageada pela Direção Geral do Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre) com uma placa de agradecimento pelo incentivo, financiamento e apoio da instituição ao desenvolvimento da ciência, da pesquisa e inovação no âmbito da agricultura no Brasil. A placa foi entregue pelo reitor do IF Goiano, Elias de Pádua Monteiro, ao diretor de Programas e Monitoramento da Fapeg, Vanderlei Cassiano, que esteve representando o presidente da Fundação, Robson Vieira, no evento. A homenagem, também recebida por outras instituições ligadas à ciência, ocorreu na abertura do 2° Ceagre Agro Experience, na cidade de Rio Verde (GO), na manhã dessa terça-feira, 16. Organizado pela direção do Ceagre, o evento é uma iniciativa que visa conectar pesquisadores, empresas e profissionais do agro em uma programação repleta de ações, como palestras, mesas-redondas, mostras de tecnologias e startups. O chefe de gabinete da Fapeg, Henrique Troncoso, também esteve presente.

Elias Monteiro, reitor do IF Goiano, destacou durante a entrega da homenagem que “não resolve termos tecnologia de ponta se não pensarmos no potencial humano para sua operacionalização. Precisamos promover a formação de ensino para o caráter humano e o progresso. Nesse sentido, parabenizo a todos os envolvidos no Ceagre”. Já em sua fala, o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, ressaltou que a criação do Ceagre “foi uma decisão de política pública assertiva tomada entre as três esferas de Poder Executivo do país, junto com o governador Ronaldo Caiado e que apresenta hoje esses resultados importantes para ciência e para o conhecimento, promovendo um salto no desenvolvimento do estado de Goiás. Só assim vamos, cada vez mais, passar a ser exportador de tecnologia que importador”.

A segunda edição do Ceagre Agro Experience tem como tema “Produtividade com Sustentabilidade”, e acontecerá na sede do Ceagre, na Vila Maria, Rio Verde. O evento tem como principais objetivos divulgar as áreas de atuação do Ceagre, que podem ser trabalhadas em parceria com a iniciativa privada para a busca de soluções inovadoras e tecnológicas para a sustentabilidade econômica da agricultura de forma exponencial. O evento tem ainda como objetivos contribuir para a formação de recursos humanos e promover a discussão e o compartilhamento de experiências em temas relacionados à pesquisa aplicada, envolvendo o IF Goiano – Campus Rio Verde e outras instituições de ensino superior.

O diretor Vanderlei Cassiano falou aos participantes da importância da participação do poder público no fomento do Ceagre. “O interesse do Governo de Goiás em políticas públicas realizadas pela Fapeg é incentivar, fomentar e reconhecer a ciência e as parcerias de entidades de ensino, empresas, indústria e sociedade em geral, para minimizar os riscos nas iniciativas inovadoras no campo para o maior desenvolvimento das atividades do agro. O Ceagre tem mostrado resultados excelentes evidenciados em nosso monitoramento. Estamos dando segurança de fomento e maior confiança para reduções de riscos nas atividades agropecuárias”, disse ele.

A solenidade de abertura do 2º Ceagre Agro Experience contou, ainda, com a participação do diretor-geral do Ceagre, professor doutor Alan Carlos da Costa; da diretora executiva da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape/UFG), Sandramara Matias Chaves; da subsecretária de Inovação e Desenvolvimento Sustentável da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Sheila Oliveira Pires; do diretor-geral do Campus Rio Verde do IF Goiano, Fabiano Guimarães Silva e representantes de institutos de pesquisa e de empresas.

O Ceagre
O Ceagre é fruto de parceria entre o Governo de Goiás por meio da Fapeg com o IF Goiano e a Prefeitura de Rio Verde. Estruturado no Sudoeste Goiano, o Centro nasceu com o propósito de integrar a academia, governo e cadeia produtiva do agronegócio para fortalecer pesquisas, o desenvolvimento do Estado e de novas tecnologias para o setor.

Professores, pesquisadores e estudantes buscam soluções e propostas que possam ser aplicadas nas diversas cadeias do agro utilizando ferramentas como internet das coisas, big data, cyber phisical Systems, inteligência artificial fortalecendo o empreendedorismo agropecuário 4.0 em Goiás.

As atividades do evento estão alinhadas com as grandes áreas do Ceagre, como manejo de altas produtividades, metabolismo de plantas e agricultura vertical, análises e plataformas digitais unificadas, automação e mecanização e macrogestão de dados. São áreas que permitem o crescimento da geração de valor em curva exponencial. Hoje os participantes puderam visitar uma exposição com diversos produtos inovadores que estão sendo desenvolvidos no Ceagre por pesquisadores e estudantes de pós-graduação que vai atender a demandas de produtores agropecuaristas.

Com a expectativa de um público de aproximadamente 150 pessoas, o 2º Ceagre Agro Experience vai contar com cursos, palestras de grandes profissionais do setor agropecuário, apresentações de pesquisadores do Ceagre, exposições de produtos em Estações de Ciência, mesas-redondas, bate-papo, mostras, visitas guiadas em unidades demonstrativas, dia de campo e exposição de empresas.

Programação

 

Assessoria de Comunicação da Fapeg

 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo