Fapeg promove workshop de internacionalização da pesquisa
A ação propõe fortalecer políticas públicas para a CT&I e buscar parcerias internacionais para a formação de chamadas e acordos de cooperação com entidades, instituições e centros avançados de pesquisa e tecnologia; valorizar e dar visibilidade para a pesquisa goiana e abrir possibilidades de formação de redes internacionais de pesquisa, de qualificação de profissionais e ampliação da produção científica e tecnológica goianas.
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) promove no dia 1º de agosto, das 9h30 às 16h30, no Hub Goiás – Centro de Excelência em Empreendedorismo Inovador, o “Workshop de Internacionalização da Pesquisa”.
O evento é fechado para convidados representantes da Capes, CNPq, MEC, Embrapa e Confap e da Rede Goiana de Educação Internacional para uma reunião interna onde vão discutir ações para o fortalecimento de políticas públicas para a CT&I e buscar parcerias internacionais para a formação de chamadas e acordos de cooperação com entidades, instituições e centros avançados de pesquisa e tecnologia; valorizar e dar visibilidade para a pesquisa goiana e abrir possibilidades de formação de redes internacionais de pesquisa, de qualificação de profissionais e ampliação da produção científica e tecnológica goianas.
A Rede Goiana de Educação Internacional é integrada por dez instituições de Ensino Superior em Goiás e se dinamiza por ações de internacionalização conjuntas, incluindo organização de missões para o exterior, recebimento de delegações estrangeiras em Goiás, seminários e encontros para discussão da cooperação acadêmica e científica.
Compõem a rede: Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade de Rio Verde (UniRV), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), Universidade Evangélica de Goiás (UniEvangélica), Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Instituto Federal de Goiás (IFG), Universidade Federal de Catalão (UFCat), Universidade Federal de Jataí (UFJ), e Centro Universitário de Mineiros (Unifimes).
Programação
Após café da manhã, as atividades de abertura do evento serão feitas pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), José Frederico Lyra Netto; pelo presidente da Fapeg, Robson Domingos Vieira; pelo diretor de programas e Bolsas da Capes, Laerte Guimarães Ferreira Junior; e pelo diretor Científico e de Inovação da Fapeg, Cláudio Rodrigues Leles. Em seguida acontecerá o seminário “A Internacionalização da Pesquisa Brasileira”, que terá como mediadores Sandro Dutra e Silva (UniEvangélica/UEG) e Rejane Ribeiro (UFG) e os participantes Tania Mara Francisco, diretora de Desenvolvimento da Rede de IFES – Ministério da Educação (MEC); Rui Vicente Oppermann (diretor de Relações Internacionais – CAPES), Dalila Andrade Oliveira (diretora de Cooperação Institucional, Internacional e Inovação – CNPq), e Marcelo Augusto Boechat Morandi (chefe da Assessoria de Relações Internacionais da Embrapa).
No período da tarde, o adido para a Ciência e a Tecnologia da Embaixada Francesa, Nacer Boubenna vai apresentar as possíveis parcerias acadêmicas entre os dois países. Em seguida, o seminário “Rede Goiana de Educação Internacional: projetos e propostas para a internacionalização da pesquisa em Goiás”, que terá como mediadores Cláudio Leles (Fapeg) e Marina de Oliveira Marques (IF Goiano), com a participação de Laís Forti Thomaz (UFG), Paulo José Gonzaga Ribeiro (PUC-GO), Claude Detienne (UEG), Carolina Merida (UniRV) e, Marisa Espíndola (Unievangélica).
O Workshop conta com a parceria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).
Serviço:
Evento: Workshop de Internacionalização da Pesquisa
Data: 1°/08/2023
Horário: 9h30 às 16h30
Local: Hub Goiás – Centro de Excelência em Empreendedorismo Inovador (R. 261, 384 – Setor Leste Universitário, Goiânia – GO)
Assessoria de Comunicação Fapeg