FAPEG promove ciência e tecnologia goianas durante missão à Europa
O Governo de Goiás promove, neste mês de outubro, uma agenda de trabalho extensa durante missão comercial à União Europeia. O governador Marconi Perillo, a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), Zaira Turchi, e demais membros da comitiva se reúnem com representantes de governo, empresas, academias e centros de pesquisa e ensino de Espanha, Alemanha, Bélgica e Holanda, a fim de promover parcerias comerciais, tecnológicas e de inovação, em conjunto com o Estado.
Além do governador e da presidente da FAPEG, estão entre as autoridades que integram a comitiva a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira; o reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Haroldo Reimer; o secretário-chefe do Gabinete de Gestão de Assuntos Internacionais, Isanulfo Cordeiro; e o superintendente de Comércio Exterior da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED), William O’Dwyer.
Agenda do governador
Entre os destaques da agenda do governador na Europa estão os Seminários de Negócios em Madri (Espanha), Berlim (Alemanha), Bruxelas (Bélgica) e Amsterdã (Holanda), ocasião em que Marconi apresentará os números e potencialidades da economia de Goiás. Em Madri e Bruxelas ele promoverá reuniões do Projeto Andorinhas, que tem como objetivo orientar o trabalhador goiano residente no exterior a planejar sua vida financeira, por meio da oferta de cursos, assessoria para abertura de micro e pequenas empresas, orientação para obtenção de crédito, entre outras ações. O governador recebe, ainda, homenagens, como a Comenda da Ordem da Coroa da Bélgica, e faz visitas aos portos belgas de Liège e da Antuérpia, que têm interesse em ampliar a entrada da produção goiana destinada ao mercado consumidor europeu.
Outra novidade da missão na Europa é que, pela primeira vez, a comitiva de integrantes do governo, representantes de universidades e empresários estará atuando em frentes distintas e simultâneas de trabalho. O governador vai concentrar sua agenda nas reuniões em embaixadas, ministérios e outros órgãos públicos. Os integrantes da comitiva, incluindo a presidente da FAPEG, representam o Estado em outras atividades simultâneas.
Agenda da FAPEG
A presidente da FAPEG, Zaira Turchi, e a diretora de Gestão, Planejamento e Finanças da Fundação, Sandra Gabriel, iniciaram a parte acadêmica da missão na Europa no dia 12, com reuniões e visitas técnicas a institutos de ciência, pesquisa e inovação, na Holanda, nas cidades de Amsterdã, Haia e Rotterdam. Elas estiveram reunidas com representantes da Universidade de Rotterdam; Universidade de Amsterdam; Institute for Housing and Urban Development Studies (IHS International); Netherlands Organisation for Scientific Research (NWO); EP-Nuffic; Centre of Expertise Biobased Economy (CoE BBE); Avans University of Applied Sciences; e Royal Tropical Institute (KIT).
No dia 15, se dirigiram para Madri, na Espanha, onde se encontram atualmente, e dialogam com representantes do Ministerio de Economia y Competitividad; Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC); Fundación Española para la Ciência y la Tecnologia (FECYT); e Centro para el Desarrollo Tecnológico Industrial (CDTI). Também conversam com representantes da Fundación Carolina e de universidades espanholas, como a Universidad Complutense de Madri (UCM) e Universidad Autonoma de Madri (UAM).
Na próxima segunda-feira (19), ambas vão para Berlim, na Alemanha, junto da comitiva do governador, onde terão reuniões com autoridades do Ministério Federal de Educação e Pesquisa (BMBF) e da Associação de Reitores da Alemanha (HRK). Indo, no dia seguinte, para Bruxelas, na Bélgica, onde permanecem até o dia 22, com encontros e negociações com entidades científicas e tecnológicas da Bélgica, como o Belgian Science Policy Office (BELSPO), Universidade Louvain-la-Neuve e Altissia; além de encontros com representantes das áreas de Pesquisa e Inovação da União Europeia (EU).
No dia 23, a presidente e a diretora da FAPEG retornam ao Brasil para participar das programações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O restante da comitiva do Governo do Estado deve permanecer em missão na União Europeia até o dia 28.
Assessoria de Comunicação da FAPEG, com informações do Gabinete de Imprensa do Governador.