Fapeg poderá apoiar Centro de Referência da UFG instalado hoje

“A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) poderá apoiar, via lançamento de editais, por exemplo, ações de pesquisa do Centro de Referência. O Governo de Goiás ressalta aqui a importância de abraçarmos juntos esta causa”. A afirmação foi feita pela presidente da Fapeg, Maria Zaira Turchi, durante a solenidade de instalação do Centro Regional de Referência para formação permanente sobre drogas (CRR/UFG), realizada nesta quinta-feira (18), em Goiânia. Zaira Turchi representou o governador do Estado em exercício, José Eliton de Figuerêdo Júnior.

Ao lado do reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira, que disse ser bastante significativo para o sucesso do Centro o esforço conjunto das várias esferas de governo ali representadas, a presidente da Fapeg garantiu que as portas da Fundação estão abertas. “Temos nos empenhado na consolidação dos programas já em andamento como o PPSUS – convênio com o CNPq e Ministério da Saúde e também no sentido de ampliar a atuação da Fapeg no fomento à pesquisa e à inovação, fundamentais para o processo de desenvolvimento do Estado”, falou a presidente.

Zaira Turchi leu mensagem do governador em exercício, José Eliton, de cumprimentos pela instalação do Centro, “um grande passo no enfrentamento desse flagelo social e um enorme desafio para o poder público e as instituições da sociedade”. A mensagem ressalta também o papel crucial da UFG na composição dos quadros técnicos do estado e na formação da cidadania.

De acordo com as informações da UFG, o Centro Regional de Referência para formação permanente sobre drogas fará a qualificação de profissionais que trabalham nos sistemas de saúde e de assistência social com usuários de crack e outras drogas. Inicialmente, o Centro deverá formar 300 profissionais entre médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e agentes comunitários que trabalham nos 42 municípios da região metropolitana de Goiânia e do Sudeste goiano.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo