Fapeg participa do lançamento do Hub Goiás
O prédio vai receber, a partir de março, empreendedores, pesquisadores e a comunidade na busca por negócios e soluções inovadoras.
Presidente e Diretores da Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás participaram da inauguração do HUB Goiás, nesta quarta-feira, 08. O prédio, localizado no Setor Leste Universitário, em Goiânia, é o primeiro hub público do Estado, com espaços de coworking e salas multificionais para realização de reuniões e treinamentos, seguindo um conceito arquitetônico moderno e inovador.
A localização do hub foi escolhida de maneira estratégica, segundo o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Marcio Cesar Pereira. Próximo à Escola do Futuro em Artes Basileu França e dos campi das universidades Federal de Goiás e Pontifícia Universidade Católica de Goiás, o centro de inovação pretende abrigar projetos que unem governo, empresas e universidades.
A partir da abertura do prédio ao público em março, empresas e bolsistas de inovação e empreendedorismo apoiados pela Fapeg vão poder contar com o Hub Goiás para desenvolver os projetos selecionados para subvenção econômica do Estado. Para Diretor Científico e de Inovação da Fapeg, Marcos Arriel, ao fomentar projetos inovadores, “a Fundação atinge assim a missão de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do Estado”, explica.
Segundo Vanderlei Cassiano, Diretor de Programas e Monitoramento da Fapeg, o hub público alinha Goiás a outros estados que têm a perspectiva de inovação bastante desenvolvida, como Santa Catarina, São Paulo, Pernambuco e Paraná. “Desde 2019, a Fundação deu início, com mais rigor e afinco, às primeiras iniciativas na área de inovação. E alguma das respostas trazidas por essas empresas agregaram bastante resultado em Goiás”, revela. Projetos que participaram das edições dos programas Centelha e Tecnova são exemplos de empresas inovadoras que fortaleceram a economia goiana.
Para o presidente da Fapeg, Robson Vieira, a inauguração do Hub Goiás é um marco importante para o Estado. “Temos trabalhado muito desenvolvendo o ecossistema de inovação em Goiás, mas não havia um local onde concentrar esses grandes talentos. Com o Governo de Goiás assumindo este papel e criando o hub, acredito que vamos valorizar todo empreendedorismo inovador que temos no Estado”, informa. De acordo com ele, uma das áreas que deve ganhar ainda mais força é a Inteligência Artificial, uma vez que o Centro de Excelência em Inteligência Artificial da UFG (CEIA), um dos players importantes neste campo apoiado pela Fapeg, estará presente no Hub Goiás, podendo alavancar ainda mais o desenvolvimento de novas startups que atuam na área.
Assessoria de Comunicação da Fapeg