Fapeg participa do Fórum Confap, em São Paulo

Foto: Chico Max/Divulgação Confap

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) está presente no Fórum Nacional Confap, primeira edição de 2023. Realizado pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o evento teve início nesta quarta-feira, dia 22, e segue até sexta-feira, dia 24. Pela Fapeg, estão o presidente da Fundação, Robson Vieira; o diretor de programas e monitoramento, Vanderlei Cassiano; o gerente científico, Fritz Kasbaum; o gerente de tecnologia, Marcos Branquinho; e a jornalista pela assessoria de comunicação, Letícia Santana.

Foto: Marcos Branquinho

Hoje (22), foram realizadas as visitas técnicas em Campinas, cidade distante, aproximadamente, 100 quilômetros da capital paulista. Durante todo o dia, presidentes e representantes das Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPs) estão visitando o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM); o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD); e a sede da Natura. O objetivo é conhecer de perto os projetos de ciência e inovação dessas empresas.

O presidente da Fapeg, Robson Vieira, ressalta que essas visitas técnicas permitiram ver de perto centros de pesquisa e inovação renomados do País. “Conhecemos projetos inovadores, com tecnologia de ponta e soluções inteligentes. É inspirador ver todas essas infraestruturas de laboratórios extremamente modernas e o melhor: saber que temos tudo isso no Brasil”, enfatiza Robson.

Encontro de Gestores de Comunicação
No período da tarde dessa quarta-feira (22), representando a Fapeg, a jornalista da assessoria de comunicação, Letícia Santana, participou do Encontro de Gestores de Comunicação das FAPs, realizado na Fapesp. Entre os objetivos do evento estão o de estreitar a colaboração entre os assessores de comunicação para o compartilhamento de experiências e ampliar as discussões sobre a chamada pública Amazônia +10.

A Iniciativa Amazônia +10 é um programa de desenvolvimento de Ciência, Tecnologia & Inovação construído pelas Fundações de Amparo à Pesquisa signatárias, organizada no âmbito do Conselho Nacional de Fundações de Amparo à Pesquisa Estaduais (Confap) com o intuito de promover ações de CT&I que sejam úteis e convergentes para o fortalecimento de ações concretas, em âmbito regional mas com potencial de replicação.

O objetivo desta Chamada de Propostas é o de apoiar pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico em instituições de ensino e pesquisa e em empresas sobre os problemas atuais da Amazônia, que tenham como foco o estreitamento das interações natureza-sociedade para um desenvolvimento sustentável e inclusivo da região. Os estudos apoiados no âmbito desta iniciativa deverão avançar o conhecimento científico e tecnológico sobre a região propondo soluções de adaptação baseadas na comunidade, ou seja, desenvolvida conjuntamente com a população local, de forma a prioritariamente beneficiar e promover o bem-estar das populações da região de forma consistente e a longo prazo.

Por Goiás, duas propostas foram selecionadas em parcerias com outras FAPs: Riscos zoonóticos em regiões de degradação ambiental do bioma Amazônia: Entendendo o microbioma e o viroma Amazônicos, que conta com a participação da pesquisadora Mariana Pires de Campos Telles, Universidade Federal de Goiás (UFG); e Bioconversão de resíduos lignocelulósicos amazônicos por macrofungos desta região como plataforma inovadora e sustentável para a produção de micoproteínas enriquecidas em vitaminas e polissacarídeos bioativos, Elaine Rosechrer Carbonero, Universidade Federal de Catalão (UFCAT).

O Fórum

Amanhã, 23, às 9 horas, acontecerá a solenidade de abertura, que contará com autoridades políticas e representantes de instituições ligadas à ciência, tecnologia e inovação. O evento, que será realizado o dia todo na sede da Fapesp, no Alto da Lapa, seguirá a programação com palestras sobre o “Panorama da inovação no Brasil”, “Panorama do financiamento da pesquisa e da pós-graduação no país” e “Agências Internacionais de Apoio à CT&I: Novas
Tendências”.  A transmissão será realizada ao vivo pelo canal da Agência Fapesp pelo link (clique aqui).

No período da tarde, além de mesa-redonda e a apresentação do Projeto The Conversation Brasil, às 16h30 será realizada a cerimônia do Prêmio Confap de Boas Práticas em Fomento à CT&I , e  Prêmio Confap de Ciência,
Tecnologia & Inovação – “Professora Odete Fátima Machado da Silveira”.

A Fapeg integra a lista das propostas finalistas submetidas pelas Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa do Prêmio Confap de Boas Práticas em Fomento à Ciência, Tecnologia & Inovação com duas propostas selecionadas: a categoria Desenvolvimento do Ecossistema de CT&I, a Fapeg concorre com a proposta “Implantação de Centros de Excelência”, e na categoria Gestão e Desenvolvimento Organizacional, “Desenvolvimento e Implantação de Plataforma de Gestão de Processos e Fomentos e sua Integração com os Sistemas de Informação do Estado de Goiás”.  No Prêmio Confap de CT&I, a  professora e pesquisadora Eliana Martins Lima da Universidade Federal de Goiás (UFG) está entre os três finalistas da categoria Ciências da Vida (Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, Ciências da Saúde). Seu nome foi indicado pela Fapeg, que promoveu no Estado o Prêmio Fapeg de CT&I. Acompanha a premiação, ao vivo, pelo link, clicando aqui.

O Prêmio CONFAP de CT&I é uma iniciativa do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Assessoria de Comunicação da Fapeg

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo