Fapeg participa do Conecta Ceia e reforça compromisso com investimentos em Inteligência Artificial
Evento realizado pelo Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia) da UFG, fomentado pela Fapeg, reúne estudantes e pesquisadores para debater melhorias e avanços nas áreas de Tecnologia, Dados e IA
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), representada pelo diretor Científico e de Inovação, Cláudio Leles, marcou presença durante a terceira edição do Conecta Ceia, realizado nessa quinta-feira (10/10), em Goiânia. O evento reuniu mais de 400 estudantes e pesquisadores das áreas de Tecnologia, Dados e Inteligência Artificial (IA), para debater melhorias e avanços das áreas.
O diretor reforçou a importância do Ceia para a comunidade acadêmica e, principalmente, para o desenvolvimento de pesquisas e formação de profissionais em IA. “A Fapeg é uma parceira de primeira hora do Ceia, estimulando a criação deste Centro desde o início. O Ceia é frequentemente mencionado como um exemplo, sendo uma vitrine para a Fapeg como apoiadora desde o início e agora na sua consolidação”, pontuou.
O Ceia é o primeiro Centro de IA no Brasil, e desde 2019 já recebeu R$ 12 milhões de fomento da Fapeg para custeio e pagamento de bolsas. A diretora-geral do Centro, professora Dra. Telma Worle de Lima Soares, lembrou da importância de ter a Fundação fomentando o Ceia ao longo dos anos. “Lá no começo a Fapeg foi uma impulsionadora de tudo isso e colocou para nós os desafios de nos tornarmos uma unidade Embrapii. Graças ao apoio que recebemos da Fundação e do Governo de Goiás estamos nos destacando cada vez mais em todo o país”.
Nesta edição, o Conecta Ceia disponibilizou grupos para Processamento de Linguagem Neural, Aprendizado Por Reforço, Ciência de Dados, Visão Computacional e Processamento de Áudio e Voz e foi realizado na sede do Sicoob UniCentro.