Fapeg participa de reunião sobre Ciência e Tecnologia dos BRICS, na Rússia

A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e vice-presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Maria Zaira Turchi, participa nas próximas segunda e terça-feira, dias 6 e 7 de julho, da I Reunião das Agências de Fomento de Ciência e Tecnologia dos BRICS (First Meeting of the BRICS S&T Funding Parties), em Moscou, na Rússia. O encontro dá prosseguimento às ações definidas no mês de março, em Brasília, durante a 4ª Reunião de Altas Autoridades de Ciência, Tecnologia e Inovação, na qual os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul assinaram documento com vistas ao aprimoramento das ações de cooperação entre estes países.

A reunião na Rússia deverá discutir a iniciativa de pesquisa e inovação dos BRICS, abordando temas, como cooperação no contexto de grandes infraestruturas de pesquisa e a coordenação de programas nacionais de larga escala já existentes. Além disso, deverá atuar no sentido de implementar programas que fomentem projetos multilaterais conjuntos de pesquisa, comercialização de tecnologia e inovação e, ainda, a adição de uma plataforma conjunta para pesquisa e inovação, segundo uma abordagem mais coordenada e profunda com as comunidades científicas que compõem o bloco.

Participantes
Além da Fapeg e do Confap, participam da comitiva brasileira representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Já confirmados dos outros países-membro dos BRICS estão representantes do Departamento de Ciência e Tecnologia, da Agência de Inovação e Tecnologia e da Fundação Nacional de Pesquisas da África do Sul; do Ministério de Ciência e Tecnologia da China; do Departamento de Ciência e Tecnologia da Índia; além de representantes de órgãos nacionais da Rússia, como a Fundação para Pesquisa Básica, Ministério da Educação e Ciências, Fundo de Ciências Russo e Ministério da Economia.

Programação
A I Reunião das Agências de Fomento de Ciência e Tecnologia dos BRICS será aberta na segunda-feira (6), às 9h, pela vice-ministra de Educação e Ciência da Federação Russa, Ludmila Ogorodova. Durante todo o dia serão expostas ações desenvolvidas pelos países em programas nacionais de grande escala e discutidas as iniciativas para cooperação entre os países do bloco, como a Plataforma Comum de Investigação e Redes de Inovação, encerrando-se o encontro, às 17h, com as conclusões da reunião. Durante as atividades, também está prevista a formatação de um documento elaborado nos moldes dos programas-quadro que a União Europeia usa para fomentar pesquisa e desenvolvimento.

No dia 7 de julho, os participantes deverão visitar universidades e centros de pesquisa em Moscou e nas proximidades, como o Centro de Pesquisas Kurchatov Institute, um dos líderes nos estudos em energia nuclear, com atuação ainda em nanobiotecnologia, fusão termonuclear e conservação de energia.

Assessoria de Comunicação Social.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo