Fapeg participa de oficina preparatória para construção da Agenda Nacional de Formação de Recursos Humanos de Alto Nível
O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Robson Vieira, o diretor Científico e de Inovação, Cláudio Leles, e o gerente científico, Fritz Kasbaum, participam nesta quinta e sexta, 24 e 25, em Brasília, de uma capacitação em técnicas de moderação para a condução das Oficinas Estaduais que visam à construção da Agenda Nacional de Formação de Recursos Humanos de Alto Nível, a convite da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
As 27 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa foram divididas em duas turmas com calendários diferentes e devem participar das oficinas para atuarem, posteriormente, na interlocução e mobilização dos atores locais e no desenho e condução das oficinas estaduais.
As oficinas são uma preparação para a construção da Agenda Nacional de Formação de Recursos de Alto Nível, que vai integrar o novo Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG 2024/2028) da Capes. A Agenda tem por objetivo estabelecer as áreas prioritárias de investimento para a formação de mestres, doutores e pesquisadores em pós-doutorado, levando em consideração a combinação das vocações locais com as necessidades estratégicas estaduais de desenvolvimento para os próximos 10 anos.
Diálogo
A estratégia da Capes é manter uma estreita articulação e diálogo com os Estados e o Distrito Federal para a elaboração do novo Plano Nacional de Pós-Graduação que é uma peça fundamental do governo federal e nele traduzem políticas públicas que resultam em melhorias contínuas do Sistema Nacional de Pós-Graduação tanto em termos de sua oferta qualificada para formação de mestres e doutores quanto em termos de sua contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico do País.
As oficinas desta turma 2 acontecem nos dias 24 e 25, das 9 às 18 horas, na Sala V, 2º subsolo, Edifício Capes, Brasília.