Fapeg participa de evento internacional para avanço da pesquisa odontológica

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) participou, nesta quarta-feira, 20, da abertura do 2º Encontro Internacional de Pesquisa Odontológica (IMDR), o 2nd International Meeting on Dental Research. O diretor Científico e de Inovação, Cláudio Leles, representou o presidente da Fapeg, Marcos Arriel, na abertura do evento, que acontece até o dia 23 de março, no K Hotel, em Goiânia. Ainda pela Fundação, participou o gerente de Parcerias Internacionais, Gabriel de Paula. O evento tem o apoio da Fapeg.

O evento está reunindo pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais de saúde de todas as instituições de ensino superior com o objetivo de facilitar a troca de conhecimentos, experiências e metodologias de pesquisa entre pesquisadores de todo o mundo. No cronograma, discussões e interações de grupos e redes focadas em temas atuais relacionados à saúde bucal. Além das palestras e simpósios, o evento terá a participação de três convidados internacionais: Quamarul Hassan, da School of Dentistry, The University of Alabama at Birmingham, USA; Carlos Flores-Mir e Abbas Jessani, do Canadá.

Fapeg
O diretor da Fapeg participou como painelista nas discussões sobre “Estratégias e Políticas de Internacionalização na Educação Superior: Caminhos para a Qualificação de Recursos Humanos e Fortalecimento da Pesquisa”, abordando as políticas e estratégias de fomento que a Fapeg tem adotado para apoiar e impulsionar a internacionalização do ensino superior em Goiás. O painel contou ainda com a participação de representantes da Reitoria da UFG, Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, Secretaria de Relações Internacionais, Coordenação do PPGO-UFG, Coordenação de Internacionalização da Faculdade de Odontologia da UFG, INCT – saúde bucal, que discutiram ações e políticas necessárias para a internacionalização da educação superior, focando na qualificação de recursos humanos e no fortalecimento da pesquisa.

Cláudio Leles destaca que o evento está alinhado com a política da Fapeg e da sua Gerência de Parcerias Internacionais com relação ao fomento dos processos de internacionalização.“O encontro pode servir de modelo para futuras iniciativas da Fundação, além de fortalecer parcerias”, disse.

Ainda neste contexto, os participantes do painel abordaram a situação atual da internacionalização na UFG; os principais desafios enfrentados pelos programas de Pós-Graduação na implementação de uma internacionalização efetiva que contribua para a formação e retenção de recursos humanos qualificados para a pesquisa e o ensino inovadores; e as políticas e estratégias que estão sendo desenvolvidas para superar os desafios identificados na internacionalização da educação superior.

Comunicação Setorial Fapeg

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo