Fapeg participa de evento do IF Goiano em Cristalina e reforça a importância da interiorização da pesquisa

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) participou nesta quarta-feira, 10, em Cristalina, do evento “Inovação e Irrigação no Agronegócio: Explorando Tecnologias e Práticas Sustentáveis” promovido pelo Instituto Federal Goiano – Campus Cristalina, em parceria com a Assessoria Internacional do IF Goiano. O encontro teve como objetivo apresentar o modelo de estruturação do IF Goiano, que integra ensino, pesquisa e extensão alinhados com o arranjo produtivo local para a promoção do desenvolvimento regional.

O evento reuniu representantes do Governo do Estado, Secretaria de Governo do Estado e Município, Agências de Fomento, Fundações de Apoio à Pesquisa e representantes locais do setor produtivo. Também participaram da visita uma delegação dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Guiné-Bissau; representante do Centro Internacional UNESCO-UNEVOC para Educação e Treinamento Técnico e Profissional; e representantes Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Representando a Fapeg participaram o diretor Científico e de Inovação, Cláudio Leles e o gerente de Parcerias Internacionais, Gabriel de Paula. Para Cláudio Leles, “a missão no Campus de Cristalina do IFGoiano foi muito importante para estreitar a interlocução da Fapeg com a Direção e os pesquisadores do Campus, em consonância com a estratégia de interiorização da pesquisa no estado de Goiás e a redução das assimetrias em favor de centros de pesquisa mais jovens e em estágios iniciais de consolidação”.

O professor Alan Costa, pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação do IF Goiano, destacou a importância da presença da delegação dos países africanos que “teve a oportunidade de constatar como a pesquisa e a inovação estão inseridas em todos os níveis de formação verticalizada dos nossos estudantes no IF Goiano, do técnico à pós-graduação”. Na ocasião, foram apresentados projetos de grande aderência aos arranjos produtivos locais e, simultaneamente ao desenvolvimento de soluções para problemas relevantes do setor, nesse modelo formativo, além da qualificação de recursos humanos para superação de desafios semelhantes. “Neste contexto, destacamos a importância do financiamento da pesquisa e da inovação que a Fapeg tem aportado em diversos projetos na Instituição, como o Cebio, Ceagre, incubadoras e empreendedorismo, por meio de diversos outros editais. Com o apoio da Fundação, temos conseguido entregar soluções para o setor produtivo associadas com a formação de profissionais melhor preparados para promoção do desenvolvimento regional”.

A direção do IF Goiano entende que o evento foi uma oportunidade para o compartilhamento de conhecimento, fortalecimento de parcerias e a promoção da inovação e da sustentabilidade no setor agrícola. Os participantes puderam conhecer práticas e tecnologias aplicadas à agropecuária brasileira desenvolvidas pelo Instituto com o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a inovação tecnológica na agricultura.

Os participantes conheceram vários projetos que se encontram em execução no IF Goiano – Campus Cristalina como o Centro de Excelência em Bioinsumos (Cebio) e os projetos Ametista, Quartzo, Gota, GFBio, dentre outros. Foi realizada, ainda, uma visita técnica a quatro diferentes sistemas de cultivo na região com o objetivo de apresentar o potencial produtivo, a diversidade de cultivos e o uso de tecnologias sustentáveis na produção de alimentos na região nas fazendas São Pedro (Alho e Cebola), Fazenda Nacional (Café), Fazenda Figueiredo (Leite e Grãos) e a área rural do IF Goiano – Campus Cristalina.

Comunicação Setorial Fapeg

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo