Fapeg participa da inauguração do Laboratório de Reabilitação Pulmonar da UniEvangélica em Anápolis

Iniciativa recebeu fomento da Fapeg para compra de equipamentos para execução do projeto de atendimento gratuito de reabilitação de pacientes de Covid

 

Inauguração Lab
Foto: Eduardo Coelho / AEE

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Robson Vieira, o chefe de gabinete, Diogo Mochcovitch, e o diretor científico e de inovação da Fundação, Marcos Arriel, participaram, na manhã desta quinta-feira, 13, da inauguração do Laboratório de Reabilitação Pulmonar do Centro Universitário de Anápolis (UniEvangélica), em Anápolis. A iniciativa atendeu ao chamamento público do Governo de Goiás e recebeu fomento de R$141.578,05 por meio da Fapeg para compra de equipamentos para execução do projeto. Os pacientes que tiveram Covid-19, além de outras doenças respiratórias, agora terão um local específico para se recuperarem de sequelas causadas pela doença e o atendimento será totalmente gratuito.

Também estiveram presentes na cerimônia de inauguração o coordenador do projeto de Reabilitação Pulmonar, Prof. Dr. Luís Vicente Franco de Oliveira, o vice-prefeito de  Anápolis, Márcio Cândido, o representante da Secretaria de Saúde de Anápolis, Dr. Michel Roriz, o presidente  da UniEvangélica, Dr.Augusto César Rocha Ventura,  o reitor na UniEvangélica, Prof. Carlos Hassel Mendes, o pró-reitor de Pós Graduação, Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária da universidade, Prof. Dr. Sandro Dutra e Silva, a pró-reitora acadêmica, Profa. Dra. Cristiane Martins Rodrigues Bernardes, o coordenador do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu, Prof. Dr. Iransé Oliveira Silva.

Durante o evento, o presidente da Fapeg parabenizou o coordenador do projeto e ressaltou que “apesar de estarmos vivendo esse momento triste em função da Covid, tivemos uma resposta rápida com esse chamamento, que aconteceu há um ano, e já estamos fazendo a transferência de conhecimento e de tecnologia para a sociedade. Agora temos esse grande laboratório de vanguarda com tecnologia de ponta”. Vieira enalteceu ainda a importância de recursos para a ciência, que foram de extrema importância para fomentar a pesquisa básica que permitiu uma resposta rápida de combate à Covid.

O coordenador do projeto Prof. Dr. Luís Vicente Franco de Oliveira, explicou como vai funcionar o atendimento à população: “Os pacientes serão avaliados aqui em Anápolis, receberão uma cartilha com exercícios e atividades para serem realizados em domicílio. Eles serão acompanhados semanalmente com atendimento via WhatsApp e a cada três semanas retornarão para serem reavaliados”. Oliveira destacou ainda a importância do fomento da Fapeg para a compra dos equipamentos, em especial do aparelho NOBREATHE, da empresa inglesa BedFont, que mede o Óxido Nítrico exalado, o segundo desse tipo utilizado no Brasil, e o atendimento seguindo os protocolos utilizados na Europa, nos Estados Unidos e no Canadá.

O vice-prefeito de Anápolis, Márcio Cândido, afirmou que “Hoje nós vamos para um outro momento com a inauguração do Laboratório de Reabilitação Pulmonar. Um projeto inovador, ousado e futurístico que faz o pós-atendimento à Covid em Anápolis. Nós fizemos o antes, o durante e agora fazemos o pós-atendimento. Além de atender ao paciente que depende desse tratamento, estamos também formando profissionais e logo poderemos exportar mão de obra, conhecimento, inteligência e entendimento nesse momento que estamos vivendo”.

O reitor da UniEvangélica, Prof.Carlos Hassel Mendes, destacou que “é uma oportunidade importante concorrer, de igual para igual, em editais com universidades públicas em que o projeto é analisado pelo mérito e não pela sua natureza jurídica. O resultado extraordinário desse laboratório é a prova disso”.

Laboratório

 

Inauguração Lab
Foto: Eduardo Coelho / AEE

O Laboratório de Reabilitação Pulmonar da UniEvangélica contará com uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeutas, médicos, profissionais de Educação Física, nutricionistas, enfermeiros e psicólogos, todos professores e pesquisadores da Universidade. O projeto integra o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado e Doutorado em Movimento Humano e Reabilitação do Centro Universitário de Anápolis – UniEvangélica.

Os recursos concedidos pela Fapeg foram destinados à compra de bicicletas e esteiras ergométricas para reabilitação, um espirômetro para a realização de provas de função pulmonar, dois manovacuômetros para testes de força muscular respiratória e um equipamento para teste de força muscular dos membros superiores. Também foram adquiridos materiais de consumo descartáveis para a realização dos exames nos pacientes.

A UniEvangélica assumiu como contrapartida deste projeto o investimento na disponibilização e organização da estrutura a ser destinada às atividades do Programa de Reabilitação Pulmonar. Trata-se de um espaço exclusivo para atendimento ao Programa, composto por sala de espera, consultório completo para avaliação clínica, espaço para realização das atividades de treinamento e instalações sanitárias, oxigenioterapia de suporte e equipamentos de proteção individual (EPI’s) para pacientes e profissionais.

Também foram disponibilizados vários computadores desktop e laptops para acompanhamento de atividades ao ar livre, impressoras e materiais de suporte como papéis e cartuchos para impressão das fichas de avaliação e acompanhamento das atividades. Ainda como contrapartida da Instituição está o envolvimento de vários profissionais de saúde, tais como médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e profissionais de Educação Física, que dedicarão uma carga horária semanal junto ao Programa.

Para saber mais sobre o projeto, leia matéria publicada aqui.

Assessoria de Comunicação da Fapeg, com informações da UniEvangélica

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo