Fapeg lança edital para Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) stricto sensu em parceria com a CAPES

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) lança nesta segunda-feira, 04/12, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a Chamada Pública n.12/2023 Rede de Pesquisa E Desenvolvimento da Região Centro-Oeste: Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Parcerias Estratégicas Nos Estados IV (PDGP – Centro-Oeste).

Instituições de Ensino Superior (IES) sediadas em Goiás, públicas ou privadas sem fins lucrativos, podem participar apresentando projetos a serem selecionadas no âmbito do Edital. A data limite para submissão dos projetos na plataforma OPP-FAPEG é 11/02/2024.

Este programa tem como objetivo geral apoiar projetos de formação de recursos humanos para pesquisa, desenvolvimento e inovação sustentáveis conduzidos por Programas de Pós[1]Graduação (PPGs) stricto sensu e suas respectivas Pró-Reitorias de Pós-Graduação e Pesquisa, localizados na região Centro-Oeste.

As propostas deverão ser direcionadas para um dos três eixos estratégicos do Programa:  Bioeconomia, Biotecnologia e Biodiversidade. As propostas deverão indicar um dos temas prioritários, como Defensivos agrícolas sustentáveis; Bioinsumos; Fertilizantes; Águas do Agro; Águas dos municípios; Sustentabilidade; Bioeconomia; Carbono; Clima; Prevenção e combate aos incêndios; Cidades inteligentes e sustentáveis e Energias renováveis.

Cada IES poderá encaminhar até 02 (dois) projetos em resposta a este Edital, sendo que o 2º (segundo) projeto da ordem classificatória constituirá o cadastro de reserva. As Pró-Reitorias das IES deverão promover a articulação entre os Programas de Pós[1]Graduação, grupos de pesquisa e pesquisadores das áreas contempladas neste Edital, de forma a estimular a criação ou consolidação de redes de colaboração intra e interinstitucionais. Os projetos a serem submetidos em resposta a esta chamada terão que apresentar, no mínimo, 3 (três) PPGs, devendo, necessariamente, abranger pelo menos duas Unidades Federativas da região Centro-Oeste.

Os recursos para execução dos projetos serão provenientes de apoio da CAPES e contrapartida da Fapeg. A contrapartida da Fundação é de R$1.260.400,00 (um milhão, duzentos e sessenta mil e quatrocentos reais). Os valores das bolsas a serem concedidas com os recursos de contrapartida da FAPEG deverão considerar os valores máximos definidos na Portaria FAPEG nº 080/PRES de 06 de junho de 2023 e as modalidades de bolsa foram descritas no edital.

Veja o edital completo aqui.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo