Fapeg lança edital para apoiar estudantes estrangeiros de mestrado e doutorado em Goiás

Auxílio-instalação será concedido a participantes do programa GCUB-Mob, fortalecendo a ciência e a cooperação internacional

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) lançou nesta sexta-feira, 13, a sua 32ª chamada pública de 2024. O edital complementar visa conceder auxílio-instalação para estudantes estrangeiros de pós-graduação (mestrado e doutorado) aprovados no edital do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB-Mob nº 001/2024). A iniciativa reforça as redes internacionais de cooperação em ciência, tecnologia e inovação das Instituições de Ensino Superior (IES) e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) goianas, promovendo o intercâmbio acadêmico.

Com um investimento de US$ 24 mil, a Fapeg priorizará, na concessão do auxílio, estudantes do gênero feminino oriundas de países com baixo índice de desenvolvimento humano, considerando, ainda, critérios como o IDH do país de origem, o gênero feminino, e demais estudantes. As propostas devem ser submetidas pelas IES goianas que aderiram à chamada GCUB-Mob.

As IES interessadas têm até o dia 15 de abril para enviar a documentação necessária, exclusivamente pela plataforma Charles Darwin (https://apex.fapeg.go.gov.br/ords/r/charles/charles-darwin/).

A chamada pública se baseia no Memorando de Entendimento firmado em março de 2023 entre o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e o GCUB, com adesão da Fapeg. O edital reafirma o compromisso de Goiás com o fortalecimento da ciência e da inovação em âmbito global.

Foto: Portal da Indústria

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo