Fapeg lança chamada pública para programas de doutorado

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), por meio de Acordo para Cooperação Técnica e Científica com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), abriu nesta semana a chamada pública 08/ 2014 de apoio a Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. Todos os programas stricto sensu de Goiás, nível doutorado, que possuem conceitos 4, 5 ou 6 na avaliação da Capes do triênio 2013 estão habilitados a participar. Os recursos são da ordem de 2,5 milhões oriundos da Capes. Os coordenadores dos programas que tenham interesse no recurso devem enviar Carta de Interesse, disponível no site da Fapeg, até as 17h da próxima segunda-feira, dia 13. A carta deverá ser assinada e entregue na Secretaria Geral da Fundação.

Segundo o diretor Científico da Fapeg, Albenones José de Mesquita, em Goiás, 28 programas estão habilitados a participarem desta chamada pública que é de grande importância para o fortalecimento dos cursos de pós-graduação stricto sensu no Estado. “O objetivo é fomentar os programas para estimular a continuidade do crescimento, tanto quantitativo quanto qualitativo, de suas produções acadêmicas, assim como elevar seus conceitos junto à Capes”, afirma. Os programas de níveis 5 e 6 podem solicitar fomento de até R$ 125 mil, e os de nível 4, de até R$ 75 mil. Os recursos são de custeio e serão repassados diretamente pela Capes.

Entre os itens financiáveis estão materiais de consumo; recuperação e manutenção de equipamentos; materiais de conservação e limpeza de laboratório; material de expediente, de filmagens, de desenho e de gravações; pagamento integral ou parcial de contratos de manutenção e serviços de terceiros de caráter eventual; passagens e diárias para os pesquisadores incluídos no projeto participarem de congressos ou seminários com trabalho aceito e publicado nos anais do evento; e despesas com passagens, hospedagem e alimentação para os discentes visando a participação em congresso ou seminários com trabalho aceito e publicado nos anais do evento relacionado aos temas de pesquisa do projeto e/ ou para atividades de campo.

Todos os programas de pós-graduação stricto sensu de Goiás que se enquadram nas regras descritas serão beneficiados. Os recursos financeiros remanescentes devido ao não credenciamento por parte do programa de pós-graduação, no prazo estabelecido, serão divididos igualmente entre os cursos com conceitos 5 e 6. A previsão é que o resultado final da chamada pública seja publicado na próxima quarta-feira, dia 15 de outubro.

Mais informações: (62) 3201-8081

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo