Fapeg lança chamada pública para projetos de pesquisa de conservação ambiental na Reserva Votorantim

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) lançou a Chamada Pública nº 04/2018 para apoio à formulação e implantação de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento na Reserva Votorantim – Legado Verdes do Cerrado, em Niquelândia (GO). O edital é realizado em parceria com a com a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e com a empresa Reservas Votorantim Ltda, com investimento total para a realização de pesquisas básicas e aplicadas de R$ 300 mil, recursos de capital e custeio, sendo que a Fapeg investirá 50% do valor e a CBA, os outros 50% .

A chamada visa a apoiar propostas que contribuam para a conservação da natureza, no âmbito da Reserva Legado Verdes do Cerrado nas áreas de levantamento da fauna e flora; elaboração de estudo da hidrografia; e do impacto ambiental das zonas de cultivo. Serão consideradas prioritárias as propostas que representarem esforços de médio e longo prazo visando a atingir impacto duradouro para a conservação dos habitats e espécies – alvos da proposta – e que demonstrarem viabilidade no alcance dos resultados. Os projetos terão a duração mínima de 12 meses e máxima de 24 meses, contados a partir da data de assinatura do termo de concessão junto à Fapeg. Os projetos terão o valor máximo de R$ 100 mil, destinados ao cumprimento de atividades diretamente vinculadas à pesquisa.

Podem participar pesquisadores doutores com título obtido em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu recomendado pela Capes ou formalmente convalidado no Brasil, se obtido no exterior; residentes e domiciliados no Estado de Goiás; e com vínculo profissional com Instituições de Ensino Superior (IES) ou em Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIs) do Estado de Goiás. Demais critérios de elegibilidades estão disponíveis no texto da Chamada Pública.

As propostas devem ser apresentadas sob a forma de projetos de pesquisa até o dia 02 de julho de 2018, em versão eletrônica por intermédio de formulário disponível no sistema OPP Fapeg (www.fapeg.go.gov.br/oppfapeg). Deverão ser anexados eletronicamente à proposta, no ato do preenchimento do formulário, documento que comprove vínculo empregatício ou funcional com a IES ou a ICTIs e a carta de anuência formal da instituição de vínculo com relação ao desenvolvimento do projeto.

Termo de Cooperação
Em março de 2017, a Fapeg assinou um Termo de Cooperação com a Reserva Votorantim para apoio a projetos de pesquisa na área de conservação. A área é uma Reserva Privada de Desenvolvimento Sustentável (RPDS) da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), criada em parceria com o Governo de Goiás, com 32 mil hectares, protegida pela Votorantim há mais de 40 anos. Ela receberá iniciativas voltadas à biodiversidade do Cerrado, além da produção convencional de gado, plantio de soja e outras culturas, o que atualmente já acontece em 6 mil hectares da área total da reserva. De acordo com o projeto, a área será a primeira unidade de conservação de Goiás desse porte e uma das primeiras do País enquadrada como RPDS, categoria prevista no Sistema Nacional de Unidades de Conservação.

Segundo a presidente da Fapeg, Maria Zaira Turchi, o projeto tem ainda uma grande importância na área da pesquisa científica. “É um espaço privilegiado de flora e fauna do Cerrado e essa parceria de pesquisa vai ser de extrema relevância para os estudos dessa biodiversidade por meio da mobilização das nossas redes de pesquisadores”, completou.

Acesse aqui a Chamada Pública nº 04/18 – Conservação da Natureza – Legados Verdes do Cerrado – Fapeg/Companhia Brasileira de Alumínio/Reservas Votorantim.

Assessoria de Comunicação Social da Fapeg

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo