Fapeg lança campanha sobre a força da ciência em Goiás com uma série de vídeos institucionais
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), vai divulgar semanalmente, a partir desta segunda-feira, dia 10, em suas redes sociais, algumas das pesquisas que recebem fomento da instituição, seja na área científica ou de inovação. Trata-se da campanha A Força da Fapeg na Ciência em Goiás, como parte das atividades da Fundação em comemoração ao Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações, instituído pelo Governo Federal.
São seis vídeos institucionais curtos onde os pesquisadores relatam sobre seus trabalhos e sobre a importância da Fapeg para a consolidação das suas pesquisas. O objetivo é aproximar a CT&I da população apresentando os projetos científicos e os resultados e benefícios que a ciência traz para o dia a dia das pessoas e para o desenvolvimento econômico e social do Estado de Goiás. Os vídeos foram produzidos pela Secretaria Estadual de Comunicação com a assessoria do setor de Comunicação da Fapeg.
O primeiro vídeo traz a pesquisadora Elisa Bailão, professora da Universidade Estadual de Goiás (UEG) que fala um pouquinho sobre seu estudo pioneiro em Goiás, que monitora o descarte indiscriminado de antibióticos em efluentes do Rio Meia Ponte. A pesquisa foi selecionada pela Fapeg por meio do edital do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS) com recursos de R$140 mil para a execução dos trabalhos.
Por meio de chamadas públicas, convênios e acordos de cooperação, a Fapeg tem fomentado atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação que têm contribuído para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado.
O mês nacional da CT&I foi instituído pelo Governo Federal a partir do decreto nº 10.497/2020. Em 2022, quando se comemora o bicentenário da independência do Brasil, a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (de 17 a 23 de outubro), que faz parte Mês Nacional, traz como tema: Bicentenário da Independência – 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil.
Assessoria de Comunicação da Fapeg