Fapeg lança ação itinerante e reforça interiorização do fomento com visita à UFJ
Fundação visita Jataí, assina termo simbólico de apoio à pesquisa e apresenta planejamento estratégico da interiorização
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) lançou, nesta quinta-feira (10), a ação Fapeg Itinerante, com a primeira edição realizada na Universidade Federal de Jataí (UFJ). A iniciativa marca um novo movimento da Fundação para ampliar o diálogo com as instituições de ensino e pesquisa do interior, fortalecer a presença da ciência em todas as regiões e descentralizar os investimentos em tecnologia e inovação.
Durante a visita, a diretoria da Fapeg percorreu laboratórios da UFJ, participou da aula inaugural da pós-graduação e realizou a assinatura simbólica do termo de outorga de um dos 22 projetos da universidade contemplados no Programa de Auxílio à Pesquisa Científica e Tecnológica – edição 2024. Juntas, as propostas representam mais de R$ 650 mil em investimentos da Fapeg na instituição.
“A Fapeg Itinerante nasce com o propósito de ouvir mais de perto as universidades e os pesquisadores, fortalecer parcerias e redesenhar estratégias a partir da realidade local. Queremos que o interior de Goiás sinta o impacto direto do fomento à ciência. Estar na UFJ é reconhecer a potência da produção científica do interior e reafirmar que os investimentos públicos precisam alcançar todas as regiões”, afirmou o presidente da Fapeg, Marcos Arriel.
O reitor da UFJ, professor Christiano Peres Coelho, destacou o empenho da universidade em captar recursos e ampliar sua atuação em pesquisa e inovação. “Esses 22 projetos aprovados demonstram nosso compromisso com a estruturação da pesquisa e da pós-graduação. O apoio da Fapeg é fundamental para isso”, declarou.
A visita contou com a presença da vice-reitora da UFJ, professora Alana Flávia Romani; da pró-reitora de Pesquisa e Inovação, professora Núbia Lobato; da pró-reitora de Pós-Graduação, professora Maria José Rodrigues; além de pró-reitores, gestores administrativos da UFJ e da equipe da Fapeg: Cláudio Leles (diretor científico), Vanderlei Cassiano (diretor de programas e monitoramento) e Henrique Troncoso (chefe de gabinete).



