Fapeg Itinerante chega ao IF Goiano e reforça parceria pela ciência e inovação no interior de Goiás

A quinta edição do Fapeg Itinerante foi realizada nesta quinta-feira (21), na sede da Reitoria do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), em Goiânia. A iniciativa integra as comemorações dos 20 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), celebrados em dezembro. Lançado em abril, o projeto já passou pela Universidade Federal de Jataí (UFJ), Universidade Evangélica de Goiás (UniEvangélica), Universidade Federal de Catalão (UFCat) e Instituto Federal de Goiás (IFG).

O Fapeg Itinerante propõe uma nova forma de fomentar ciência e inovação em Goiás. A ação busca aproximar a Fundação da comunidade acadêmica, ouvir demandas locais, descentralizar investimentos, reforçar o apoio à ciência e evidenciar os impactos dos fomentos na qualidade de vida da população e no desenvolvimento econômico e social do estado. As visitas também têm como objetivo alinhar estratégias de fomento às realidades dos municípios, em consonância com as diretrizes da Fapeg e do plano de governo estadual.

No IF Goiano, o encontro reuniu pró-reitores, coordenadores de departamentos e pesquisas, docentes e pesquisadores da instituição com representantes da Fapeg, incluindo o presidente, diretores, gerentes e assessores. A programação contou com apresentações institucionais, palestras, momento tira-dúvidas sobre editais e a entrega simbólica dos cartões BB Pesquisa a pesquisadores contemplados.

Pela Fapeg, participaram o presidente Marcos Arriel; o diretor Científico e de Inovação, Cláudio Leles; o diretor de Programas e Monitoramento, Vanderlei Cassiano; o chefe de Gabinete, Henrique Troncoso; o assessor de Políticas de Fomento em CT&I, Roberto Pacheco; a gerente de Parcerias e Monitoramento, Flávia Aleixo; a gerente de Execução Orçamentária e Financeira, Thyalita Rocha, entre outros membros da equipe.

Pelo IF Goiano, fizeram apresentações o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Alan Carlos da Costa; a coordenadora de Assuntos Internacionais, Lídia Maria dos Santos Morais; a pró-reitora de Ensino, Geisa D’Avila Ribeiro Boaventura; o pró-reitor de Extensão, Luciano Carlos Ribeiro da Silva; a diretora da Agência de Inovação Tecnológica, Márcia Cristina de Fazio; e o diretor-geral do Polo de Inovação Rio Verde, Gustavo Castoldi.

Representando o reitor Elias de Pádua Monteiro na abertura, o pró-reitor de Administração e Finanças, Gilson Dourado da Silva, deu as boas-vindas e destacou a relevância da parceria com a Fapeg. Ele ressaltou o papel dos fomentos da Fundação que refletem no desempenho do IF Goiano frente os indicadores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com destaque para os Centros de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre) e em Bioinsumos (CEBIO), que, segundo ele, evidenciam avanços concretos.

A parceria entre Fapeg e IF Goiano envolve projetos estratégicos que vão além da formação de profissionais. São iniciativas que fortalecem a pesquisa, a inovação e o desenvolvimento de novas tecnologias, especialmente voltadas ao setor agrícola e às necessidades das comunidades locais.

O presidente da Fapeg, Marcos Arriel, ressaltou a capilaridade do IF Goiano, que conta com 12 campi: em Campos Belos, Catalão, Ceres, Cristalina, Hidrolândia, Ipameri, Iporá, Morrinhos, Posse, Rio Verde, Trindade e Urutaí – e, em breve, Porangatu. Segundo ele, o Fapeg Itinerante é uma importante ferramenta de escuta e prestação de contas. “É uma imersão para conhecer os resultados do que fomentamos e ajustar estratégias futuras. Ouvimos muitas demandas diretamente da comunidade acadêmica, e usamos essas contribuições para aprimorar e até mesmo lançar novos editais e convênios. Assim, a comunidade acadêmica ajuda a Fapeg a cumprir sua missão e visão de fomentar a CT&I para o desenvolvimento socioeconômico sustentável do Estado e ser reconhecida como principal fomentadora da ciência em Goiás e uma das mais relevantes do Brasil”.

Durante sua apresentação, Arriel destacou que a Fapeg triplicou seu orçamento desde 2022, permitindo o lançamento de 32 editais em 2024 e outros 26 até agosto de 2025. Ele também destacou que as ações da Fundação estão alinhadas ao Plano Estadual de Governo, ao Plano Plurianual e ao Conselho Superior da Fapeg.

Entre as estratégias de fomento à ciência, tecnologia e inovação, o presidente destacou a interiorização e internacionalização da ciência, aproximação com o poder público, ampliação de investimentos para inovação, regularidade nas chamadas públicas e diversificação na captação de recursos. Também citou a criação de Centros de Excelência com pesquisas voltadas para temas estratégicos de impacto social.

Arriel apresentou ainda os avanços na operação da Fapeg em 2024, com atualização de resoluções de prestação de contas e bolsas, ampliação da equipe, otimização de processos e recorde de editais lançados. A Fundação alcançou ainda o primeiro lugar no ranking de execução orçamentária e financeira e em monitoramento de projetos, além do Selo Diamante em transparência, governança, ética e responsabilidade.

O pró-reitor Alan Carlos da Costa destacou que o investimento da Fapeg reverbera em todas as esferas do IF Goiano — da formação técnica à pós-graduação — promovendo a fixação de talentos no interior e contribuindo para o desenvolvimento sustentável. “Fapeg e IF Goiano são instituições do interior, e temos muito orgulho disso. Onde o IF Goiano está, a Fapeg está presente. Não existe pós-graduação sem pesquisa, e a Fapeg é nossa principal parceira, especialmente na pesquisa aplicada.”

Atualmente, o IF Goiano conta com 14.075 estudantes, sendo 7.458 mulheres (53%) e 6.617 homens (47%). São 4.638 matrículas em 72 cursos técnicos, 6.691 em 58 cursos de graduação e 2.746 na pós-graduação e cursos FIC.

Governo na palma da mão