Fapeg impulsiona criação de aplicativo que revela mitos e ciência dos anfíbios do Cerrado

Ferramenta digital nasce de pesquisas fomentadas pela Fundação e aproxima estudantes e sociedade do universo dos sapos, rãs e pererecas

Você sabia que a rã não é a fêmea do sapo? Ou que o coaxar desses animais vai muito além de um som noturno no campo? Essas e muitas outras curiosidades podem ser descobertas em um novo aplicativo que une ciência, cultura popular e educação. O app “Anfíbios anuros da Floresta Nacional de Silvânia” acaba de ser lançado e já está disponível para download gratuito.

A novidade só foi possível graças a uma longa trajetória de investimentos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) em projetos científicos que aprofundaram o conhecimento sobre a biodiversidade do Cerrado. Foram editais e chamadas públicas que garantiram recursos para estudos de bioacústica, ecologia e conservação de anfíbios anuros, conduzidos pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Segundo o professor Rogério Pereira Bastos, coordenador das pesquisas, sem esse apoio da Fapeg seria impossível reunir as informações ecológicas, gravações e imagens que hoje alimentam a base do aplicativo. “Os financiamentos da Fundação foram decisivos para que chegássemos a esse resultado, que agora se torna acessível para a sociedade”, destaca o pesquisador.

O aplicativo foi desenvolvido por Matheus Filipe dos Reis, estudante de Ciências Biológicas da UFG e bolsista de iniciação científica. O jovem pesquisador também mantém a página Legião Escamada, no X, dedicada à divulgação científica sobre a fauna. Em breve, a ferramenta estará disponível também na Play Store para usuários de Android.

Além do app, o projeto se conecta a outra iniciativa apoiada pela Fapeg: o e-book “O Coaxo dos Sapos”, lançado em junho deste ano em parceria com o CNPq. O material é voltado para alunos da educação básica e busca transformar a forma como crianças e adolescentes se relacionam com a ciência, tornando o conhecimento acessível e atrativo.

Tanto o aplicativo quanto o e-book revelam o papel fundamental dos anuros no equilíbrio ecológico, no controle de pragas, no potencial medicinal e na cultura popular brasileira. “Nosso objetivo é aproximar a sociedade dessa biodiversidade e destacar a urgência de conservar o grupo de vertebrados mais ameaçado do planeta”, reforça Rogério Bastos.

Link aplicativo : https://pwa4.app.vc/anuros_da_flona/home

Governo na palma da mão