Fapeg, Goiás Fomento e Finep apresentam novidades a contemplados do Tecnova

Presidente da Fapeg apresenta novidades aos participantes do Tecnova.
Presidente da Fapeg apresenta novidades aos participantes do Tecnova. Foto: Ascom Fapeg.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) recebeu na tarde da última quarta-feira, dia 02, representantes de empresas com projetos contratados na Chamada Pública nº 07/2013, de Subvenção Econômica à Inovação (Tecnova), para apresentar novidades em relação ao planejamento para os próximos meses e apresentar, junto à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e à Goiás Fomento, opções de financiamento disponibilizados para os participantes contemplados no edital. A reunião foi realizada na sede da Fundação, em Goiânia, e contou com cerca de 30 participantes dos projetos contemplados.

Para a presidente da Fapeg, Maria Zaira Turchi, o trabalho desenvolvido no Tecnova tem obtido êxito quanto à sua realização, especialmente no Estado de Goiás. “Temos uma avaliação muito positiva dos resultados alcançados no Estado, tanto que o programa Tecnova foi objeto de pesquisa no Mestrado em Sistemas de Gestão, da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense, tendo a experiência de Goiás sido apresentada como case de sucesso”, avalia. A professora debateu a possibilidade de realização de ações para difusão dos resultados obtidos com o Tecnova em ações junto à população e, ainda, possibilidades de desdobramentos dos projetos de inovação realizados.

Representante da Finep, Rodrigo Coelho apresenta linhas de crédito aos empresários contemplados no Tecnova.
Representante da Finep, Rodrigo Coelho apresenta linhas de crédito aos empresários contemplados no Tecnova. Foto: Ascom Fapeg.

A Finep e a Goiás Fomento apresentaram linhas de crédito dentro do InovaCred, aos empresários e pesquisadores presentes, afim de propiciar a manutenção das pesquisas e novas possibilidades de desenvolvimento aos produtos e processos envolvidos. Para o diretor de Operações da Goiás Fomento, Álvaro Augusto dos Reis, essa parceria com a Fapeg tem ajudado no processo de liberação de crédito por meio do mérito inovativo. “A agência tem todo o interesse em fazer essas operações e contribuir no incentivo à inovação”, acrescenta. Para o representante da Finep, Rodrigo Bellingroodt Marques Coelho, essa evolução do crédito da subvenção econômica – que eles já receberam – para as linhas de financiamento é um complemento natural. “São instituições complementares trabalhando em linhas complementares de ação. E todos os que foram aprovados no Tecnova já estão pré-aprovados para concessão desse financiamento por já terem passado pelo processo de avaliação da Fapeg”, complementa.

Sobre o Tecnova
A Chamada Pública nº 07/2013 do Tecnova teve como objetivo apoiar por meio da concessão de recursos de subvenção econômica (recursos não reembolsáveis) o desenvolvimento de produtos – bens ou serviços – e processos inovadores de empresas goianas, para o desenvolvimento dos setores econômicos considerados estratégicos nas políticas públicas federais e aderentes à política de inovação do Estado. Estavam entre os temas apoiados, projetos nas áreas de agronegócio, biotecnologia e nanotecnologia, energias alternativas, fármacos e medicamentos, máquinas e equipamentos, meio ambiente e recursos naturais, tecnologia da informação e comunicação. No total, 35 empresas foram contratadas por meio do edital.

Assessoria de Comunicação Social da Fapeg.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo