FAPEG finaliza o AceleraGo após 10 semanas de capacitação empreendedora aos selecionados no programa

O AceleraGO Powered by InovAtiva, executado e realizado pela FAPEG, juntamente com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (SECTI), é um programa de aceleração de projetos gratuito que selecionou, por meio de edital lançado em agosto, 35 projetos inovadores do ecossistema de Goiás. A participação foi aberta a soluções de todas as áreas de atuação que estivessem em fase de criação ou ideação. Ao final, os empreendedores selecionados entregaram projetos de negócios de sucesso a partir das mentorias recebidas durante 10 semanas.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) realizou na manhã dessa quinta-feira, 14, o Demoday do Programa AceleraGo, no Hub Goiás, no Setor Leste Universitário, em Goiânia, com a participação de autoridades, especialistas de negócios que forneceram mentorias no programa e 29 empreendedores dos 35 selecionados por edital, lançado pela Fundação em agosto desse ano, além das equipes executoras. O evento marcou o final dos trabalhos de capacitação dos participantes, que passaram por 10 semanas com informações de especialistas de mercado em uma série de conhecimentos específicos como: validação do problema e da proposta de valor, Growth, finanças, investimentos, marketing estratégico, processos e modelo de negócio, com um acompanhamento que passou da ideação até a elaboração de um projeto de startup de sucesso.

Durante o Demoday, os idealizadores de cada projeto passaram a manhã por bancas avaliadoras formadas por especialistas convidados pela Fapeg. Seus projetos foram validados e aprovados como negócios de sucesso para seguirem etapas seguintes de execução. As bancas elegeram durante as avaliações três projetos de destaque: Fur You, Almob e PepMast.

Fur You – Tecido feito através do resíduo de tosas (pelo) feitas em petshops – com uso de nanotecnologia;
Almob – Sistema para almoxarifado focado na construção civil
PepMast – Biotecnologia (medicamento para resolver o problema da mastite na produção e leite – para o tratamento bacteriano e fúngico de tetas mamárias de vacas.

Na solenidade de encerramento do Demoday, as autoridades presentes entregaram para os representantes desses projetos, o certificado de destaque AceleraGO by inovAtiva 2023. O diretor científico e de inovação da Fapeg, Claudio Leles, que representou o presidente da Fundação, Marcos Arriel – que estava em viagem a Brasília onde participa da reunião nacional do Confap -, falou aos participantes sobre possibilidades futuras.

“Tivemos um recorde de inscritos e, inclusive, estendemos o número inicial de vagas que era 25 para 35. Isso reflete o sucesso do programa e instiga a Fapeg a se debruçar, a partir de agora, a pensar em como dar prosseguimento no apoio aos participantes. Esse é um desafio para nós e quem sabe surja algo que responda a essa ideia. De toda maneira, desejamos que continuem seguindo com seus projetos para que se tornem negócios de sucesso o mais breve possível”, disse o diretor Claudio.

Embora três destaques tenham sido eleitos, todos os participantes foram contemplados com o objeto final do programa: ter em mãos um modelo de negócio desenvolvido pronto para ser executado a partir da assessoria recebida. O edital do AceleraGo Powered by Inovativa teve 130 inscritos e 35 selecionados.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Frederico Lyra, esteve presente ao evento, e parabenizou aos empreendedores finalistas e às equipes envolvidas na realização do programa e falou sobre a meta do governo. “Goiás já é referência em muitas atividades importantes no aspecto socioeconômico como o agro, por exemplo. Mas nós queremos também ser destaque nacional em inovação. Para isso, o governo quer abrir cada vez mais portas para o empreendedorismo inovador e criar soluções que impactam em desenvolvimento do ecossistema de negócios do Estado para o bem e a qualidade de vida da nossa sociedade, cada vez maiores”, afirmou.

Já o vice-presidente da Fecomercio, Marco Chaul, entidade que compõe o Pacto Goiás pela Inovação, falou para os presentes sobre a importância do Pacto. “Trata-se da junção de mais 70 consignatários que fazem a união e crescemos juntos e apoiarmos programas tão importantes como o AceleraGo. Parabéns a todos vocês”, disse ele. O coordenador de Inovação do Sebrae, entidade parceira do programa, Atos Ribeiro, elogiou os finalistas. “Vocês são os atores mais importante desse trabalho. O engajamento de vocês no programa faz com que ele aconteça e a persistência de vocês e o aprendizado durante essa jornada é o que fica”, afirmou ele. A gerente de Inovação do Hub Goiás, Karoline Fernandes, fez o convite para os participantes utilizarem a estrutura do Hub. “Esse é o objetivo do Hub: receber e estar de portas abertas. Sejam sempre bem-vindos!”, declarou Karoline.


AceleraGO
O AceleraGO powered by InovAtiva é um programa voltado para impulsionar negócios inovadores em estágios de ideação à validação. Os selecionados receberam durante o desenvolvimento, um conjunto de iniciativas gratuitas e equity-free com o objetivo de conectar a proposta de negócio selecionada com o seu ecossistema e ajudar a evoluir para que se torne um negócio de sucesso. Por meio de edital, foram selecionados 35 projetos que receberam, durante 10 semanas, capacitação empreendedora, mentorias, demoday e conexão com potenciais parceiros comerciais, investidores e potenciais clientes.

Durante o Demoday, a coordenadora-Geral de Empreendedorismo Inovador e Inovação Aberta do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Roberta Romancini, um dos executores do AceleraGo falou sobre a importância do Hub InovAtiva “Ativar o sistema local! Esse é o nosso foco. Vamos realizar novas edições desse programa”, declarou. A apresentação geral sobre o InovAtiva foi feita, ao final, pelo gestor do Programa Powered By Inovativa no Centro de Empreendedorismo na Fundação Certi, Renan Hubert.

No Estado, o programa é executado pelo Governo de Goiás, por meio da Fapeg com apoio e suporte da Secti, Pacto pela Inovação, do Hub InovAtiva – conjunto de ações e programas voltado a empresas startups e ecossistemas de empreendedorismo inovador, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O Programa conta com suporte técnico e metodológico à execução da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Fundação Certi), entidade executora do hub InovAtiva, e conta com apoio metodológico à execução da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Fundação Certi), entidade executora do hub InovAtiva, e conta com apoio metodológico da Fundação Wadhwani, por intermédio de parceria com a Fundação Certi.

Comunicação Setorial da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG)

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo