Fapeg e Universidade de Rio Verde inauguram Setor de Pesquisa de Insumos Agrícolas

Presidente da Fapeg, Zaira Turchi, vice-reitora da UniRV, Maria Flavina Costa, e professores da instituição.
Presidente da Fapeg, Zaira Turchi, vice-reitora da UniRV, Maria Flavina Costa (ao centro), e professores da instituição. Foto: Ascom UniRV.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e a Universidade de Rio Verde (UniRV) inauguraram na última quarta-feira (02) o novo Setor de Pesquisa de Insumos Agrícolas da instituição. O setor foi construído após aprovação do projeto no edital Proinfra/Finep/Fapeg 2009 submetido pelos professores do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal da UniRV, recebendo valor correspondente a R$ 1 milhão para conclusão.

Parte dos recursos, no valor de R$ 500 mil, foi concedida pela Fapeg para construção do Galpão de Insumos Agrícolas e aquisição de equipamentos. Outra parcela foi cedida pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para aquisição de equipamento de médio e grande porte. A UniRV, em contrapartida ampliou o local com a construção de lavatório de máquinas para obter o credenciamento no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Além da presidente da Fapeg, Maria Zaira Turchi, participaram do evento a vice-reitora da UniRV, Maria Flavina das Graças Costa; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Nagib Yassin; a pró-reitora de Graduação, Helemi Oliveira Guimarães de Freitas; o pró-reitor de Administração e Planejamento, Carmo dos Reis de Sousa; a diretora da Faculdade de Agronomia, Laura Bonifácio Guimarães; e o coordenador do Setor de Pesquisa de Insumos Agrícolas, Takeshi Kamada. O evento também teve a presença de professores e alunos da instituição.

Autoridades e equipe do Setor de Pesquisa de Insumos Agrícolas.
Autoridades e equipe do Setor de Pesquisa de Insumos Agrícolas. Foto: Ascom UniRV.

De acordo com a presidente da Fapeg, Zaira Turchi, a entrega do complexo reafirma o compromisso da instituição e, também, do Estado de Goiás, no investimento contínuo em ensino, pesquisa e extensão. “Tenho acompanhado o crescimento da UniRV em infraestrutura, novos cursos e novos câmpus. Hoje, a Universidade é referência para o Estado e tem feito a diferença em todas as atividades desenvolvidas. Agradeço o empenho de todos que fizeram com que o projeto acontecesse, desejo que a Universidade continue crescendo e que venham outros editais e possibilidades.”, salientou.

Segundo a vice-reitora, Maria Flavina das Graças Costa, que na ocasião representava o reitor Sebastião Lázaro Pereira, a importância do novo setor vai além dos limites da instituição e tem caráter relevante para toda a região. “Este é um momento especial para a instituição, podemos ver os resultados dos investimentos se tornando realidade, prova disso é que o espaço já está sendo utilizado para desenvolvimento de pesquisas importantes, o que só foi possível graças à parceria com a Fapeg”, enfatizou.

Para o coordenador do Setor de Pesquisa de Insumos Agrícolas, Takeshi Kamada, o centro agrega ainda mais respaldo às pesquisas e dá maior infraestrutura às pesquisas desenvolvidas no câmpus. “Os docentes têm, agora, um ambiente mais amplo para darem continuidade aos trabalhos de pesquisa. A estrutura favorecerá a produção científica e o desenvolvimento do Estado”, completou.

Autoridades em inauguração do Setor de Pesquisa de Insumos Agrícolas da UniRV. Foto: Ascom UniRV.
Autoridades em inauguração do Setor de Pesquisa de Insumos Agrícolas da UniRV. Foto: Ascom UniRV.

O Setor
O galpão de insumos agrícolas é uma infraestrutura multiusuária destinada à pesquisa das áreas de agrárias e afins, disponível a todos os pesquisadores da UniRV e das instituições parceiras. Dispõe de equipamentos e instalações adequadas às atividades que possam ser executadas seguindo as normas vigentes da legislação, referente aos trabalhos com insumos agrícolas. Recentemente foi credenciado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para realização de estudos relacionados aos defensivos agrícolas.

O complexo conta com 733,2 m² de área construída. Dispõe de laboratório de manuseio de soluções; sala de armazenamento de produtos comerciais e de RET; sala de registros e equipamentos; piscina química para produto comercial; piscina química para produto RET; lavatório de implementos agrícolas, com separação para coleta de resíduos químicos e coleta normal (separação óleo/água); depósito de defensivos agrícolas para lavoura comercial; depósito de embalagens vazias; depósitos de insumos agrícolas com seis salas; banheiros; hall de maquinários, com sistema de alarme e monitoramento por vídeo; plantadeira de parcelas experimentais; pulverizador tanque 600 l; trator; roçadeira; triton; trilhadeira; e balanças.

Parte das dependências do novo setor.
Parte das dependências do novo setor. Foto: Ascom UniRV.

A Coordenação do Setor de Pesquisas de Insumos Agrícolas ressalta que nove professores doutores e quatro mestres serão usuários diretos do setor, o qual destina-se às atividades específicas de pesquisa e docência e representa um avanço para qualidade dos cursos da instituição, especialmente para Agronomia e Produção Vegetal.

Assessoria de Comunicação Social da Fapeg, com informações da Comunicação UniRV.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo