Fapeg e Secti finalizam 2ª edição do Programa Acelera GO

Encontro de ideias inovadoras e conexões estratégicas no ecossistema goiano

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a Fundação CERTI, o Pacto pela Inovação, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e o Hub Goiás, encerrou com êxito a segunda edição do Programa Acelera GO. O Demoday, realizado no Hub Goiás, na última terça-feira, 29, marcou o desfecho das atividades com uma oportunidade única para que empreendedores conectassem seus projetos a investidores, gestores de inovação e potenciais parceiros comerciais.

Com o propósito de fortalecer o ecossistema empreendedor goiano, o programa ofereceu aos participantes um intenso ciclo de 11 semanas de capacitação, que incluiu laboratórios de aprendizagem, webinars e mentorias especializadas. No evento final, 25 projetos selecionados pela Chamada nº 15/2024 foram apresentados a uma banca de cinco avaliadores, em uma sessão de pitch que destacou o potencial de cada negócio inovador.

Entre os casos de sucesso, Vinícius da Silva, fundador da startup de educação e gamificação Blue, celebrou o impacto do Acelera GO no reposicionamento estratégico de sua empresa: “Conseguimos criar um modelo mais enxuto e eficiente. Acredito que este reinício nos conduzirá ao sucesso, algo que parecia distante antes do programa, quando quase chegamos ao fim da linha”.

Samira Castro, empreendedora da área de saúde, apresentou uma solução de monitoramento inteligente para sinais vitais, que chamou a atenção de potenciais investidores. “Acredito que a partir daqui conseguirei captar novos investidores, inclusive alguns que estavam na banca. Esse apoio será crucial para expandir nossa startup e consolidar nosso impacto no mercado”, destacou.

O Acelera GO se firma como um importante mecanismo de fomento a projetos e negócios emergentes, com soluções escaláveis em produtos, processos e serviços de diferentes setores. Para Carolina Fernandes, gerente de inovação do Hub Goiás, a iniciativa desempenha papel fundamental na articulação do ecossistema local: “Hoje, a Fapeg é a principal apoiadora desses projetos estratégicos, possibilitando que as startups, desde as fases iniciais, estejam conectadas com outras iniciativas de desenvolvimento no estado”.

Polyana Mendonça, gerente de inovação da Fapeg, também avaliou positivamente os resultados da segunda edição. “O Acelera GO de Goiás é um dos programas com o maior rigor de seleção no país, atraindo projetos já bem estruturados, prontos para fortalecer ainda mais o ambiente de inovação em Goiás”.

Com o sucesso do programa, a Fapeg reafirma seu compromisso com o fomento à inovação, contribuindo para a criação de negócios promissores e o fortalecimento do mercado goiano de startups.

Governo na palma da mão