Fapeg e CAPES assinam acordo para fortalecer a pós-graduação em Goiás
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) participou nesta quinta-feira (27), em Brasília, da assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A cerimônia, realizada na sede da CAPES, contou com a participação das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa do Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Representando a Fapeg, estiveram presentes o presidente Marcos Arriel e o diretor Científico e de Inovação, Cláudio Leles.
O investimento será de R$16,5 milhões. O edital vai apoiar a formação de recursos humanos para pesquisa, desenvolvimento e inovação sustentáveis, focando em bioeconomia, biotecnologia e biodiversidade, por meio de programas de pós-graduação stricto sensu na região Centro-Oeste. A parceria entre governo, universidades, iniciativa privada e o terceiro setor busca promover sinergias para o crescimento socioeconômico sustentável da região.
Ao todo, 16 projetos foram aprovados para a região, sendo quatro deles recomendados pela Fapeg, que receberão um total de 103 bolsas, distribuídas nas modalidades de doutorado, pós-doutorado, professor visitante no Brasil, Bolsa Pesquisador Coordenador, Bolsa de Extensão Tecnológica, Bolsa Apoio Técnico-Científico e Bolsa de Apoio Técnico Administrativo.
Para o presidente da Fapeg, Marcos Arriel, o acordo simboliza um marco significativo para o fortalecimento da pesquisa e inovação na região. “A parceria entre a CAPES e as Fundações de Amparo à Pesquisa do Centro-Oeste é fundamental para potencializar nossos esforços conjuntos em prol do desenvolvimento científico e tecnológico. A cooperação técnica abre novas oportunidades de financiamento, intercâmbio de conhecimento e suporte a projetos de alta relevância para nossa sociedade. Estamos certos de que esta parceria trará benefícios duradouros para os pesquisadores, instituições e, sobretudo, para a população do Centro-Oeste, consolidando nossa região como um polo de excelência em pesquisa”, destacou.
Arriel reforçou o compromisso da Fapeg em trabalhar de forma integrada, buscando sempre o avanço na formação de recursos humanos para pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.
Os projetos selecionados vão promover a integração dos programas de pós-graduação das instituições goianas e de instituições associadas de outros estados e países, trabalhando em rede nos eixos estratégicos da Bioeconomia, Biotecnologia e Biodiversidade. Em Goiás, foram aprovadas propostas da Universidade Estadual de Goiás (UEG), da Universidade Federal de Goiás (UFG), da Universidade Federal de Jataí (UFJ) e do Instituto Federal Goiano (IF Goiano). Além disso, outras sete propostas estão no cadastro de reserva.
Os recursos para a execução dos projetos serão fornecidos pela CAPES, na forma de bolsas e recursos de custeio, com uma contrapartida da Fapeg no valor total de R$ 5.041.600,00 para os quatro projetos selecionados.
Fotos: Ester Cruz/CGCOM CAPES