Fapeg e Apex-Brasil assinam novo convênio
A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás, Maria Zaíra Turchi, e o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Maurício Borges, assinaram na tarde desta terça-feira, dia 1º, em Brasília, novo convênio de cooperação técnica e financeira do Projeto de Extensão Industrial Exportadora, que prevê o atendimento de 100 empresas no período de 16 meses. O acordo foi assinado na semana passada entre a Fapeg e a Universidade Federal de Goiás.
“O primeiro PEIEx de Goiás foi tão bem sucedido que, no fim do ano passado, a Apex nos procurou querendo investir mais R$ 425 mil nesta ação de modernização e capacitação empresarial para a exportação por meio de inovações técnicas, gerenciais e tecnológicas”, afirma Zaira Turchi. O projeto é desenvolvido desde 2009 pela Fapeg, porém, foi consolidado a partir de 2012 com a sistematização dos trabalhos iniciados antes de 2011 e a participação da UFG e da SIC.
Maria Zaira Turchi ressalta que “o acordo com a Face trouxe para o PEIEx de Goiás professores da UFG que atuam na área de exportação e têm conhecimento vasto sobre o assunto. Desta forma, desde a seleção dos extensionistas até a finalização dos trabalhos, o Projeto tem a participação de pesquisadores altamente qualificados, o que garante ainda mais os resultados de excelência”.
O PEIEx é um projeto do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior com a Apex Brasil, que visa capacitar micro, pequenas e médias empresas para a exportação. Após a capacitação, essas empresas tornam-se aptas a participarem das ações de promoção do comércio externo da Apex Brasil. São focos do programa incrementar a competitividade das empresas, disseminar a cultura da exportação, ampliar o acesso a produtos e serviços de apoio disponíveis nas instituições de governo e setor privado, introduzir melhorias técnico-gerenciais e tecnológicas nas empresas, entre outros.
Mais informações: (62) 3201-8081