Fapeg divulga resultado preliminar da Chamada de Apoio à Fixação de Jovens Doutores em Goiás

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) divulgou nesta terça-feira, dia 21 o resultado preliminar da Chamada Pública 09/2022 – Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil que, em parceria com o CNPq, tem como objetivo apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação por meio de concessão de bolsas de pós-doutorado e de auxílio à pesquisa para jovens doutores em todas as áreas do conhecimento. Os resultados são apresentados em duas ordens classificatórias. A primeira se relaciona a propostas oriundas Universidade Estadual de Goiás e a segunda às propostas das demais Instituições de Ensino Superior de Goiás.

A ideia é criar condições favoráveis para que jovens doutores possam prosseguir com suas atividades de pesquisa junto a grupos e redes de reconhecida excelência no Estado de Goiás e contribuir para a retenção de jovens doutores em instituições científicas tecnológicas e de inovação e empresas, em áreas consideradas de vanguarda em temas estratégicos para o Estado de Goiás e região. Foram selecionadas, nesta fase, 60 propostas de um total de 128 inicialmente apresentadas.

As propostas foram analisadas por um comitê científico composto por pesquisadores especialistas nas temáticas dos projetos apresentados. Nesta etapa, foram avaliados os critérios relacionados ao mérito, originalidade e relevância do projeto para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação de Goiás e do Brasil; o plano de atividades do pesquisador e sua compatibilidade com o projeto proposto; a experiência do proponente e do supervisor (se for o caso) na coordenação e desenvolvimento de projetos; a experiência do candidato à bolsa e sua produção de natureza científica, tecnológica e de inovação; e a aderência às priorizações, ou seja, temas estratégicos e interiorização.

Deste resultado preliminar caberá recurso, que deve ser feito por meio exclusivo da plataforma OPP Fapeg, dentro de dez dias úteis contados a partir desta terça-feira, dia 21.

Apoio aos jovens doutores

A Chamada Pública tem como objetivo criar condições favoráveis e apoio a pesquisadores com titulação em Doutorado obtida há menos de sete anos – contados da data limite para submissão das propostas no edital – para que possam prosseguir com suas atividades de pesquisa junto a grupos e redes de reconhecida excelência no Estado de Goiás; e contribuir para a retenção destes jovens doutores em Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) e empresas, em áreas consideradas de vanguarda científico-tecnológicas e/ou em temas estratégicos para o Estado de Goiás e região. O edital traz uma inovação no sentido de contribuir para a valorização das atividades de pesquisa no âmbito da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e no interior do Estado. Conforme prevê o edital, ao menos um terço das bolsas a serem concedidas pela chamada pública deverá ser reservado para implementação em unidades da UEG, que é uma instituição multicampi.

Serão concedidas até 60 bolsas de Pós-Doutorado Júnior (PDJ) e Pós-Doutorado Empresarial (PDI) pelo período de 24 meses, sob responsabilidade do CNPq, e recursos para auxílio à pesquisa num total de R$ 3 milhões, sob responsabilidade da FAPEG, no valor máximo de R$ 50 mil por proposta. A bolsa de Pós-Doutorado Junior (PDJ) ou de Pós-Doutorado Empresarial (PDI) prevista em cada proposta será financiada e paga diretamente pelo CNPq, respeitando os valores das mensalidades e as normas gerais e específicas estabelecidas na sua Resolução Normativa nº 028/2015.

 

Assessoria de Comunicação da Fapeg

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo