Fapeg divulga resultado final da Chamada Pública 05/2023 – Programa Pesquisador Visitante

38 propostas foram aprovadas, sendo a maioria delas de instituições de ensino europeias.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) divulgou o resultado final da Chamada Pública 05/2023 – Programa Pesquisador Visitante Estrangeiro nesta quarta-feira, 27. O edital apoia a vinda de pesquisadores visitantes estrangeiros referências nas respectivas áreas de atuação sob responsabilidade de um pesquisador-coordenador. É preciso que o profissional possua vínculo empregatício com Instituição de Ensino Superior (IES) ou Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI) sediada no Estado.

Ao todo, foram aprovadas 38 propostas e três ficaram no cadastro de reserva. Puderam participar instituições públicas ou privadas, sem fins lucrativos, na qual o pesquisador-coordenador seja docente permanente de um Programa de Pós-Graduação stricto sensu. Com o programa, a Fapeg incentiva a internacionalização da pesquisa e dos pesquisadores de IES goianas e favorece a integração da ciência produzida em Goiás nas redes de cooperação internacionais.

Entre as propostas selecionadas, 77% delas envolvem professores que virão de países europeus (Reino Unido, Escócia, Alemanha, Espanha, Itália, Suécia, Áustria, França, Portugal, Finlândia e Hungria). Em seguida, 15% delas contemplam pesquisadores da América Anglo-Saxã (Estados Unidos e Canadá) e 8% dos projetos envolvem a profissionais da América Latina (México, Colômbia e Argentina).

Já sobre as instituições de ensino superior que vão receber estes pesquisadores visitantes estrangeiros, 27 deles estão vindo em parceria com a Universidade Federal de Goiás, 5 com o Instituto Federal Goiano, 1 com a Universidade Estadual de Goiás, 2 com o Instituto Federal de Goiás – IFG, 1 com a Associação Educativa Evangélica, 1 com a Pontifícia Universidade Católica de Goiás e 1 com a Universidade Federal de Jataí.

Detalhes da Chamada

O Tesouro Estadual arcará com o financiamento da chamada, podendo chegar até R$ 600.000,00 (seiscentos mil reais). Os pesquisadores visitantes estrangeiros podem usar a verba com compras de passagens aéreas, terrestres e outras despesas de locomoção; despesas de hospedagem e despesas com alimentação.

As propostas terão prazo máximo de execução de doze meses, contados a partir da data da concessão do auxílio. O pesquisador-coordenador deverá demonstrar experiência prévia sólida de trabalho com pesquisadores estrangeiros e estar integrado academicamente a redes de pesquisa internacionais. A visita (missão acadêmica) do pesquisador(a) visitante estrangeiro(a) terá duração mínima de sete e máxima de vinte e um dias, devendo ser original e ter impacto efetivo na internacionalização e aperfeiçoamento da pesquisa acadêmica desenvolvida nas IES do Estado de Goiás.

Confira o resultado final aqui.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo