Fapeg divulga resultado final da chamada Wallonie-Bruxelles 2024

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) divulgou no último dia 13, o resultado final da Chamada Wallonie-Bruxelles 2024. O edital é uma parceria do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e do Wallonie-Bruxelles International (WBI), Bélgica, com o objetivo de fomentar o intercâmbio entre grupos de pesquisa do Brasil e da Comunidade Francesa da Bélgica. O lançamento do edital aconteceu no âmbito do Memorando de Entendimento (MoU) assinado em setembro de 2020 pelo Confap e pela WBI para Cooperação Acadêmica e Científica entre a região da Valônia-Bruxelas (Bélgica) e o Brasil e contou com a adesão da Fapeg.

Das 14 propostas selecionadas, um projeto contou com a indicação via Fapeg: “Impactos dos Agroquímicos na Reprodução Feminina: uma abordagem morfofisiológica a partir de modelos in vivo e in vitro (IAFER)”, que terá como coordenadora, no Brasil, Fernanda Cristina Alcântara dos Santos, da Universidade Federal de Goiás (UFG), e será executada em parceria com Christiani Amorim, da Universidade Católica de Lovaina (UCLouvain) .

O objetivo da chamada é apoiar projetos conjuntos de pesquisa, inovação, mobilidade de pesquisadores, missões e publicações científicas entre Brasil e Bélgica nas seguintes áreas temáticas: Materiais Circulares; Inovação em Saúde; Inovações para Produção e Projetos ágeis e seguros; Sistemas de Energia e Ambientes Sustentáveis; Gestão Ambiental Inovadora e futuras Cadeias Agroalimentares; Aeronáutica e Espaço; Tecnologias Digitais; e Amazônia.

Governo na palma da mão