Fapeg divulga resultado de edital de apoio à participação de pesquisadores em eventos no exterior
Selecionados devem ficar atentos ao prazo para apresentação de documentos para contratação das propostas
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) divulgou nesta quarta-feira, 5, os nomes dos 60 pesquisadores selecionados na chamada pública 21/2025, do Programa de Mobilidade Internacional – Participação em Eventos no Exterior (2025/2026) – 2º Ciclo. Os selecionados vão receber apoio financeiro (ajuda de custo de R4 10 mil) para participação em eventos acadêmicos no exterior, com apresentação de trabalho de pesquisa em diversas as áreas do conhecimento. Serão eventos a serem realizados de fevereiro a julho de 2026. Veja o resultado aqui.
Conforme previsto em edital, os selecionados têm até três dias corridos após a data de publicação do resultado final no Diário Oficial do Estado – (Publicação no DO nesta quarta-feira, 5), para o envio dos documentos para contratação das propostas, por meio da Plataforma Charles Darwin da Fapeg. Veja os documentos exigidos no edital, item 11 – Contratação.
Os selecionados são profissionais com vínculo empregatício com instituições de ensino superior goianas que vão poder se conectar com pesquisadores de outros países para fortalecer e dar visibilidade à pesquisa goiana, abrindo oportunidades para consolidar Goiás como um polo de excelência científica e favorecendo o intercâmbio de ideias e metodologias que enriquecem a ciência local.
Foram selecionadas propostas de pesquisadores doutores vinculados a várias instituições goianas que vão participar de eventos em países como Suíça, França, Turquia, Itália, Estados Unidos, Cuba, Portugal, Espanha, República Tcheca, Inglaterra, Áustria, Alemanha, Dinamarca, Irlanda, Chile, Argentina, Suécia, México, Colômbia, Noruega. São pesquisadores com vínculo empregatício ou que atuam como docentes em Programas de Pós-Graduação (PPGs), de Instituição de Ensino Superior (IES) sediada no Estado de Goiás, pública ou privada, sem fins lucrativos ou comunitária. Outros 43 pesquisadores foram selecionados em cadastro de reserva. Nos dois ciclos do edital, a Fapeg investiu R$ 1,2 milhão, R$ 600 mil para cada ciclo, beneficiando 120 pesquisadores ao todo.

