Fapeg conquista pela quarta vez o primeiro lugar no ranking do GoMap e vence campeonato geral entre órgãos do governo
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) conquistou, pela quarta vez neste ano (2024), o primeiro lugar no ranking do Sistema de Monitoramento e Acompanhamento de Projetos do Estado de Goiás (GoMap). Este resultado foi alcançado no sétimo ciclo do ranking, encerrado em agosto, entre 37 órgãos governamentais participantes. A Fapeg já havia alcançado a primeira posição nos meses de fevereiro, abril e junho.
Além disso, a Fapeg venceu o campeonato geral entre os órgãos do governo, destacando-se como a instituição mais eficiente e comprometida com a gestão de projetos no Estado. Essa conquista reforça a importância do trabalho realizado pela Fapeg na promoção da pesquisa e inovação, contribuindo significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico de Goiás.
Flávia Aleixo, gerente de parcerias e monitoramento da Fapeg, salientou a importância do GoMap além do destaque no campeonato geral: “Estar pela quarta vez como primeira colocada reforça o empenho de todos os servidores da Fundação no cumprimento das entregas para a sociedade. E agora como grande novidade, também ficamos em primeiro lugar no campeonato geral entre os órgãos do estado de Goiás. Essa é uma vitória de todos e merece ser comemorada”.
O GoMap, uma iniciativa da Secretaria-Geral do Governo (SGG), é uma plataforma digital projetada para monitorar e atualizar regularmente os projetos em andamento no Estado. Por meio da ferramenta, é possível promover uma gestão eficaz dos recursos públicos e uma tomada de decisão mais consciente. A plataforma oferece uma visão abrangente e atualizada do progresso de cada projeto, contribuindo para a transparência e a prestação de contas que segundo Flávia é fruto dessa premiação e destaque: “É o empenho de todas as unidades da Fapeg para que os trabalhos ocorram dentro do cronograma proposto e do desempenho da gerência de parcerias e monitoramento em acompanhar esses processos. Temos que analisar: se os editais estão sendo lançados no tempo correto, se o processo de seleção está acontecendo também dentro do proposto. Então é o compromisso de todas as unidades, de todas as informações que as unidades repassam para a gente alimentar o GoMap”, ressalta.
O sistema consolida uma base de dados com detalhes sobre entregas, prazos, situação atual, riscos, recursos e outros elementos, permitindo a geração de relatórios gerenciais para os órgãos e o gabinete do governador. Esses relatórios são essenciais para a tomada de decisões estratégicas, ajudando a alcançar os compromissos estabelecidos no plano de governo.