Fapeg conquista mais um certificado do Programa Compliance
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), por meio da servidora Flávia Pires Monteiro, foi certificada no Programa Compliance pela Escola de Governo. A certificação, no âmbito do Poder Executivo do Estado de Goiás é promovida pela Secretaria de Estado da Administração (Sead) em parceria com a Controladoria Geral do Estado (CGE) e trata-se de uma exigência do Programa de Compliance Público (PCP).
O PCP no Poder Executivo do Estado de Goiás foi instituído por meio do decreto nº 9.406, de 18 de fevereiro de 2019. Trata-se de um conjunto de procedimentos e estruturas destinados a assegurar a conformidade dos atos de gestão com padrões morais e legais, bem como garantir o alcance dos resultados das políticas públicas e a satisfação dos cidadãos, fomentando a ética, a transparência, a responsabilização e a gestão de riscos. Até dezembro de 2022, o Governo de Goiás capacitou mais de 9 mil servidores em cursos específicos dos eixos do PCP, como ética, transparência, gestão de riscos, entre outros.
Para a servidora da Gerência de Operações e Fomento da Fapeg, Flávia Pires, este curso promove um conhecimento estratégico e fomenta a inovação na administração pública, garantindo uma prestação de serviço com mais transparência nas atividades, otimização dos processos e a busca contínua por melhores resultados. “Neste processo de desburocratização, todos saem ganhando, tanto à administração pública na prestação de serviços mais acessíveis e eficientes, quanto a comunidade que recebe esse serviço com mais agilidade e qualidade”, ressalta Flávia.
O curso abrange quatro eixos: Eixo 1: estruturação das regras e dos instrumentos referentes aos padrões de ética de conduta; Eixo 2: fomento à transparência; Eixo 3: responsabilização; e Eixo 4: gestão de riscos.
Assessoria de Comunicação da Fapeg