Fapeg comemora o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador com apresentação de resultados de pesquisa sobre Covid-19

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) realizou nos dias 8 e 9 julho o evento virtual “A Ciência no Enfrentamento à Covid-19 em Goiás: Resultados de Pesquisas”, em comemoração ao Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico (8 de julho). O encontro, realizado pelo Zoom e transmitido pelo canal da Fapeg no YouTube, é mais uma ação em comemoração aos 15 anos da Fapeg.

A Fundação, como órgão estadual de fomento às atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação teve como proposta deste evento dar visibilidade aos 14 trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores que puderam contribuir para o enfrentamento e redução dos impactos da pandemia de Covid-19 em Goiás. Das 14 pesquisas, 13 foram selecionadas pela chamada emergencial lançada pela Fapeg no ano passado e uma foi fruto de replanejamento, para responder às demandas da pandemia.

Os pesquisadores coordenadores dos trabalhos, ou seus representantes, apresentaram para a sociedade os objetivos e os resultados alcançados pelas pesquisas em resposta aos desafios que surgiram no dia a dia da pandemia.

Participaram da solenidade de abertura no dia 8, o presidente da Fapeg, Robson Vieira; o titular da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), Marcio Pereira, e a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual da Saúde, Flúvia Amorim. O evento foi conduzido pela servidora da Assessoria de Comunicação da Fapeg, Elaine Barra, e contou com as mediadoras Priscila Valverde (PUC Goiás) e Joelma Paula (UEG), que questionaram e deram suas contribuições às pesquisas. A organização do evento foi realizada pela Diretoria Científica e de Inovação em conjunto com a Assessoria de Comunicação da Fapeg.

Abertura
O presidente da Fapeg, Robson Vieira, afirmou que este é o primeiro evento de uma série que a Fundação pretende realizar de outros editais para mostrar os resultados das pesquisas para toda a sociedade. Robson parabenizou os (as) pesquisadores (as) e ressaltou a importância de eventos como este, principalmente neste Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador, para aproximar cada vez mais a sociedade da ciência e dessas pesquisas de excelência que têm sido desenvolvidas em parceria.

“Iniciamos apresentando os resultados desse edital porque, além de ser um tema muito presente na nossa vida, teve uma rapidez na geração de resultados. Nossas pesquisas conseguiram atender as necessidades. Também tivemos soluções inovadoras, conseguindo fazer até transferência tecnológica para empresas. E ainda conseguimos atender ao governo estadual respondendo de forma ágil”, afirma Robson.
Os primeiros casos do novo coronavírus em Goiás foram registrados no dia 12 de março de 2020. Em menos de um mês após, o governo estadual, por meio da Fapeg, lançou a convocação emergencial. A ideia era correr contra o tempo, facilitar e organizar o direcionamento de esforços e dos recursos financeiros para a viabilização de ações estratégicas para o combate à pandemia. A ação contou com a parceria da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), por meio da Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação; e da Secretaria estadual da Saúde.

Flúvia Amorim, da SES, destacou a importância da ciência na vida de todos, da integração entre ensino, pesquisa e serviço público, e do incentivo e financiamento às pesquisas de Goiás. “Tive a oportunidade de acompanhar as pesquisas da Fapeg, iniciadas em abril de 2020, e vários projetos estão trazendo respostas importantes não só para o serviço internamente como para toda a população”.

Segundo Flúvia, essas pesquisas têm dado suporte para entender a pandemia no estado de Goiás. “É um dos estados que mais tem amostras sequenciadas devido a essa parceria, a esse financiamento, a participação de pesquisadores que nos ajudam a dar segurança nas informações que são geradas. Hoje mais do que nunca a gente precisa ter muita segurança no que fala e no que divulga. A gente precisa desse aporte dos pesquisadores, dos institutos de pesquisa, do governo ajudando no financiamento das pesquisas, para ter melhor qualidade dos serviços e na vida das pessoas”.

Robson acrescentou que as portas da Fapeg estão abertas para atender mais demandas, com outros chamamentos, com respostas ágeis como aconteceu com essa convocação emergencial. “Vamos pensar em novas ações: SES, Fapeg e comunidade científica”.

Marcio Pereira, titular da Sedi, ressaltou a satisfação em ver as pesquisas desenvolvidas no estado de Goiás, destacando a relevância desses estudos e a agilidade com que foram desenvolvidas.

Pesquisas
As pesquisas receberam investimento total de cerca de R$ 1,2 milhão. A convocação foi aberta entre os dias 6 e 19 de abril e contou com 72 projetos submetidos por meio de formulários. As propostas foram avaliadas inicialmente por um comitê científico instituído pela Fapeg que considerou os critérios de inovação, parcerias propostas, alcance da pesquisa e mérito científico.

Em um segundo momento, os projetos recomendados pelo comitê científico foram validados pela Secretaria Estadual da Saúde para que fossem selecionados aqueles que atendessem às necessidades de Goiás. Por fim, os projetos aprovados passaram por um processo de adequação orçamentária para ajustarem ao orçamento destinado à convocação.

Ao final do evento, no dia 9 de julho, representando o presidente Robson Vieira e o diretor científico e de inovação, Marcos Arriel, o assessor da Diretoria Científica e de Inovação da Fapeg, Roberto Pacheco, enalteceu as apresentações agradecendo aos pesquisadores por suas brilhantes pesquisas e afirmou que “este momento é um marco na história da Fapeg”. Ele também falou da importância dos servidores da Fundação que se dedicam a promover a ciência no estado. “Cada funcionário da Fapeg se sente participante disso. Cada funcionário que viu esses dois dias passa a perceber sentido no seu trabalho. Isso só engradece a Fapeg e a pesquisa em Goiás. É um prazo enorme, uma satisfação, e até muito breve, porque este é o primeiro de muitos [evento]”.

Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico
No dia 8 de julho é comemorado o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador Científico. A primeira data foi sancionada em 2001, pela Lei nº 10.221; e a segunda, em 2008, através da Lei nº 11.807. Ambas homenageiam o dia da fundação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 8 de julho de 1948. Desde então, esta entidade se tornou um dos pilares para professores, alunos e pesquisadores de todo o país. A data tem como objetivo evidenciar a produção científica do país, estimular o gosto dos jovens pela ciência e divulgar o saber científico para a sociedade.

Os dois vídeos do evento virtual estão disponíveis no YouTube da Fapeg;
Dia 8: https://www.youtube.com/watch?v=MoHmB6Luzew&t=837s
Dia 9: https://www.youtube.com/watch?v=evfHqIa5rw0

Assessoria de Comunicação da Fapeg

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo