Fapeg celebra 19 anos: Reitores destacam avanços e impacto na ciência e inovação em Goiás

Série de depoimentos de reitores evidencia o papel fundamental da Fapeg no desenvolvimento do ecossistema científico e tecnológico goiano

No dia 12 de dezembro, o Estado de Goiás comemora os 19 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), instituição criada em 2005 pela Lei nº 15.472 para impulsionar as redes de pesquisa no estado. Desde o lançamento de seu primeiro edital em 2007, a Fapeg cresceu exponencialmente em orçamento e alcance, marcando um novo patamar ao financiar 29 editais somente em 2024, contemplando todas as áreas do conhecimento e fortalecendo o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação goiano com o apoio consistente do Governo de Goiás.

Ao longo desses anos, a Fapeg consolidou-se como um órgão essencial ao governo estadual, atendendo às demandas da academia, da sociedade, do setor empresarial e da administração pública. A fundação incentiva desde pesquisas básicas até projetos estratégicos e de ponta, sempre com o objetivo de modernizar, difundir e apoiar o desenvolvimento científico e tecnológico em benefício do estado, do país e até mesmo em nível internacional. A formação de recursos humanos qualificados também é uma prioridade, evidenciando o compromisso da Fapeg com o futuro.

Inspirada pelas lições do passado e focada nas oportunidades do futuro, a Fapeg lança editais, firma parcerias estratégicas e investe em centros de excelência e laboratórios de ponta. Sua atuação abrange desde respostas emergenciais, como durante a pandemia de Covid-19, até soluções para desafios climáticos futuros, consolidando Goiás como um ator relevante no cenário nacional. Hoje, a Fapeg é um patrimônio goiano, uma instituição que apoia ciência, educação e inovação como pilares de desenvolvimento econômico e sustentável. Com o olhar voltado para frente, a fundação busca constantemente novos parceiros, editais e investimentos que fomentem o conhecimento e direcionem políticas públicas para a redução das desigualdades.

Em dezembro, os reitores das universidades e dos institutos de ensino superior de Goiás participam das comemorações, deixando seus depoimentos sobre a importância da Fapeg para suas instituições e para o Estado. Os vídeos com os depoimentos serão lançados semanalmente no Instagram da Fapeg, celebrando o impacto da fundação no ecossistema da ciência e inovação. O primeiro vídeo da série será com a reitora Angelita Pereira de Lima, da Universidade Federal de Goiás (UFG). Participarão também a reitora Olga Izilda Ronchi, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás); Antônio Cruvinel Borges Neto, da Universidade Estadual de Goiás (UEG); Carlos Hassel Mendes da Silva, da Universidade Evangélica de Goiás (UniEvangélica); Alberto Barella Netto, da Universidade de Rio Verde (UniRV); Roselma Lucchese, da Universidade Federal de Catalão (UFCat); Christiano Peres Coelho, da Universidade Federal de Jataí (UFJ); Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon, do Instituto Federal de Goiás (IFG); e Elias de Pádua Monteiro, do Instituto Federal Goiano (IF Goiano).

Acompanhe e curta no Instagram da Fapeg o que essa instituição fomenta e que gera resultados concretos em iniciativas que beneficiam a todos.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo