Fapeg aproxima ciência da população durante Mutirão Iris Rezende

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) estará mais uma vez presente no Mutirão Iris Rezende. Dessa vez, a segunda edição será realizada em Aparecida de Goiânia, neste final de semana, dias 11 e 12 de dezembro. A estrutura será montada na Avenida Benedito Silvestre de Toledo, esquina com a Rua 37, no Bairro Independência.

A Fapeg vai contar com a participação da equipe do Projeto Empodera – Meninas Cientistas, do IFG de Uruçu, que recebe o apoio da Fapeg. As mulheres presentes no Mutirão serão convidadas a responderem a duas pesquisas científicas: uma sobre os caminhos para o protagonismo feminino; e outra sobre saúde menstrual. O objetivo é compreender as realidades individuais e coletivas das meninas e mulheres de Goiás.

Este projeto faz parte de um termo de cooperação técnica assinado entre a Fapeg e o IFG para implementação de ações, com a concessão de bolsas, que tem como objetivo promover a popularização da ciência por intermédio de ações de extensão que possibilitem o empoderamento, em diferentes áreas do conhecimento, por parte de meninas e mulheres.

O intuito da Fapeg nesta edição do Mutirão Iris Rezende é aproximar cada vez mais a ciência da comunidade, mostrando como as pesquisas realizadas com fomento da Fundação acontecem, e oportunizar o acesso ao que é gerado dentro das instituições de ensino e na Fapeg; além de promover a discussão sobre o empoderamento feminino, pauta tão importante na atualidade. Na edição anterior, a Fapeg apresentou os resultados dos Centros de Excelência fomentados pelo Governo de Goiás, por meio da Fapeg.

Horário

A programação começa no sábado (11) às 8h e prossegue até às 16h. No domingo (12), o evento será realizado das 8h às 12h. Os mutirões retomados pela atual gestão são uma homenagem póstuma ao ex-governador Iris Rezende. Ele faleceu no último dia 9 de novembro.

Serviços

Quem for aos estandes montados no Bairro Independência, em Aparecida de Goiânia, terá à disposição um leque de serviços. Na área da saúde serão ofertados consultas e exames oftalmológicos, testagem para Covid-19, vacinação, aferição de pressão arterial e de glicemia. Paralelo a isso, haverá corte de cabelo gratuito e distribuição de itens como máscaras de proteção facial, escovas de dente infantil e brinquedos.

O mutirão também é a oportunidade para solicitar a emissão de documentos, como certidões de nascimento, casamento ou óbito; alteração para nome social; passaporte do idoso; e carteiras do deficiente ou do autista.

Confira mais serviços que serão oferecidos, clicando aqui.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo