Fapeg apresenta resultado final da seleção para o Pappe-Integração

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) divulga hoje, dia 8, a lista com os nomes das empresas goianas selecionadas no Programa de Subvenção à Pesquisa em Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pappe-Integração). O programa é resultado de convênio entre o Governo do Estado, por meio da Fapeg e da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec), e o governo federal, por meio da Financiadora de Estudos e Projetos – Finep. Para Goiás, estão previstos financiamentos da ordem de R$ 16,5 milhões para o desenvolvimento de projetos de pesquisas de inovação tecnológica.

O resultado final desta seleção encontra-se na edição de hoje do Diário Oficial e está disponível também neste site da Fapeg. Os contratos começam a ser assinados na próxima segunda-feira, dia 12, conforme prevê a Chamada Pública nº 01/2011, lançada no dia 4 de julho. Foram selecionadas no Pappe-Integração 39 empresas instaladas no Estado de Goiás, que apresentaram projetos de inovação que tornarão seus produtos, processos e serviços mais competitivos.

O programa contempla diferentes áreas de pesquisa. Entre os projetos selecionados em Goiás, o maior volume de financiamento será na área de Tecnologia da Informação. Os demais projetos são de Ações Horizontais, Agronegócio, Biotecnologia e Nanotecnologia, Fármacos e Medicamentos, Máquinas e Equipamentos, Meio Ambiente e Recursos Naturais. O prazo de execução dos projetos é de no mínimo 12 meses e no máximo 18 meses.

No processo de seleção das empresas goianas para o Pappe-Integração, foi constituído, também, um cadastro de reserva de projetos, por ordem de classificação, que será divulgado após a contratação das empresas selecionadas.

A Fapeg cumpriu várias etapas para selecionar as micro e pequenas empresas inscritas no Pappe-Integração. Entre essas etapas, previstas no edital, o processo incluiu a de análise de mérito técnico-científico e de viabilidade econômico-financeira dos projetos. Esta etapa foi feita por especialistas de instituições brasileiras de ensino e pesquisa, como a Universidade Federal Fluminense e a Universidade Federal de Minas Gerais, a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Um comitê técnico e um comitê gestor coordenaram o processo seletivo. No dia 6 deste mês, o Conselho Superior da Fapeg (Consup) homologou o resultado final e o cadastro de reserva do Pappe-Integração, depois de julgar os recursos interpostos no processo de seleção. O Conselho decidiu, também, pela exclusão da empresa Tron Informática Ltda., selecionada preliminarmente, após examinar parecer jurídico sobre a participação da referida empresa no certame.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo