Fapeg alcança maior categoria de avaliação em certificação do TCU
Instrumento de Mensuração de Governança e Gestão do Tribunal de Contas da União garantiu nível Bronze 4 à Fapeg; Fundação está entre as mais bem avaliadas do Governo de Goiás
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), foi certificada nessa terça-feira (14/5), com a categoria Bronze 4 no Programa Gestão Pública.Gov, iniciativa do Tribunal de Contas da União (TCU). A certificação é realizada em todos os órgãos públicos que captam recursos do Governo Federal e, neste ano, a Fundação alcançou o maior nível dentro da categoria Bronze.
A certificação do Instrumento de Mensuração de Governança e Gestão (IMGG) é realizada a cada dois anos, e coordenada pela Secretaria-Geral da Governadoria (SGG) no âmbito estadual. Para o presidente da Fapeg, Marcos Arriel, avançar na categoria e estar entre os principais órgãos estaduais com boa avaliação no modelo de Governança e Gestão Pública demonstra o compromisso da Fundação e de seus colaboradores em estabelecer um elevado nível de maturidade. “Ficamos felizes com a pontuação de 79,2 dentro da avaliação e, agora, o foco é identificar as lacunas que precisam ser aprimoradas para chegar ao nível prata na próxima avaliação, que deve ocorrer no próximo ano”, reforça o gestor.
Para a gerente de Planejamento e Gestão de Pessoas, Luciana Fernandes Bastos Ribeiro, responsável por coordenar os trabalhos do Comitê de Gestão Pública da Fapeg, o título é resultado dos esforços de todos os membros, que priorizaram o levantamento de informações e evidências para subsidiar o Programa do TCU, que avalia o nível de maturidade da Governança e da Gestão dentro das instituições. “Respondemos um questionário e tivemos um feedback do Tribunal de Contas para aquilo que precisamos aprimorar. A partir de agora, nosso objetivo é reunir o Comitê com a alta gestão da Fapeg e apresentar os pontos que podem ser melhorados”. Entre as estratégias apontadas pela gerente está a criação de um Plano de Ação para alcançar o nível prata na próxima avaliação.
Luciana Fernandes também pontua que além de alcançar bons resultados na avaliação, os benefícios para a Fapeg e seus servidores é a prioridade deste Plano de Ação que será criado. “Recentemente a Fapeg instituiu a Gerência de Indicadores, que poderá nos auxiliar no aprimoramento dos pontos fracos identificados neste questionário, realizando a indicação de melhorias para o próximo ciclo, com foco nos benefícios aos servidores, estagiários e bolsistas que fazem parte do público interno e externo da Fundação”, esclarece.
O IMGG ressaltou que os resultados apresentados pela Fapeg refletiram uma elevação da satisfação com a prestação dos serviços.