Evento fomentado pela Fapeg traz vencedor do Prêmio Nobel de Química a Goiânia


Goiânia recebe nesta semana a 39ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (RASBQ). O evento é realizado com fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e reúne cerca de 2 mil químicos estudantes, professores e pesquisadores, nacionais e internacionais, incluindo a participação do suíço Kurt Wüthrich, ganhador do Prêmio Nobel de Química de 2002.

De acordo com a presidente da Fapeg, Maria Zaira Turchi, que esteve presente na solenidade de abertura, realizada nesta segunda-feira, dia 30, o setor tem um papel fundamental para o desenvolvimento do Estado e é uma área do conhecimento importante para a sociedade. “É um momento único para Goiás, por receber a realização de uma reunião extremamente relevante para essa área do conhecimento, que é transversal, que tem uma relação muito forte com a indústria. Além disso, ter a presença de um ganhador do Prêmio Nobel aqui, no nosso Estado, é ímpar para a ciência praticada aqui”, analisa.

Ganhador do Prêmio Nobel, Kurt Wüthrich. Foto: Divulgação.

Programação
Realizado de 30 de maio a 2 de junho, o evento apresenta uma extensa programação, com simpósios, conferências, minicursos, lançamentos de livros, entre outras atividades. Um dos participantes da Reunião será o cientista suíço Kurt Wüthrich, ganhador do Prêmio Nobel de Química de 2002. Ele falará sobre o desenvolvimento das pesquisas envolvendo ressonância magnética nuclear, que contribuem para descobertas nos campos da química, biologia estrutural, medicamentos, diagnóstico médico, entre outros avanços para a melhoria da qualidade de vida. Sua apresentação está marcada para o dia 1º de junho, às 14h.

Destaque ainda para a vinda do espanhol Fernando Albericio, fundador do Instituto de Pesquisas em Biomedicina de Barcelona e um dos principais estudiosos da metodologia da síntese de peptídeos. Uma sessão especial também debaterá os desafios ligados ao ensino da ciência, de modo a estimular mais e melhor as vocações dos alunos. Os debatedores serão os químicos Hernan Chaimovich (USP) e Fernando Galembeck (Unicamp).

Ciência e sociedade
Outra atração da Reunião da SBQ é uma atividade voltada a estudantes dos ensinos fundamental e médio com o objetivo de divulgar a química. Os adolescentes poderão realizar experimentos e construir moléculas a partir de modelos feitos com garrafas PET. Também haverá uma mostra de painéis com curiosidades sobre a química dos alimentos. A atividade será coordenada pelos professores Márlon Soares (UFG), e Alfredo Luis Mateus (UFMG).

Para a presidente da Fapeg, Zaira Turchi, o nível de debates promovidos no evento deverá contribuir ainda mais para a consolidação do setor no Estado. “Estamos diante de uma programação científica robusta e diversa, contemplando desde a pesquisa básica até a ciência aplicada. Além disso, as atividades voltadas para adolescentes e jovens promovem o despertar da ciência de jovens talentos”, completa.

Mais informações sobre a programação podem ser acessadas no site do evento.

Assessoria de Comunicação Social da Fapeg, com informações da Ascom UFG.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo