Estudo fomentado pela Fapeg recebe menção honrosa da Capes

Renata Carvalho
Prof.ª Lúcia Assis/FE, Renata Carvalho e prof. Nelson Cardoso Amaral/FE.

A pesquisadora Renata Carvalho foi contemplada com menção honrosa por sua tese de doutorado dentro do Prêmio Capes de Teses 2019 na área de Educação. O estudo foi fomentado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e avaliou o Plano Nacional de Educação (PNE) e as Universidades Estaduais Brasileiras (UEs).

A tese analisou as metas do PNE 2014-2024 e dimensionou a expansão necessária em financiamento e em número de matrículas de graduação e pós-graduação stricto sensu para que os objetivos do Plano sejam alcançados. O estudo indica o volume necessário da ampliação por universidade, para cada estado da federação.

Para viabilizar sua pesquisa, Renata recebeu bolsa de doutorado da Fapeg entre 2016 e 2018. Segundo a pesquisadora, esse recurso foi fundamental para o êxito em sua pesquisa. “A bolsa nos possibilita ter acesso aos livros e materiais que precisamos, além de congressos e eventos da área. Tive a oportunidade de focar em minha tese e isso foi muito importante”, afirmou Renata, que é professora da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus Inhumas.

O trabalho foi orientado pelo professor Nelson Cardoso Amaral, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Goiás (UFG).

 

Melhor tese em Odontologia

Túlio Nogueira
Túlio Nogueira – vencedor do Prêmio Capes de Tese na área de Odontologia contou com bolsa de mestrado e doutorado da Fapeg.

Estudo realizado por Túlio Nogueira na área de Odontologia também foi contemplado com o Prêmio Capes de Teses 2019. A pesquisa também contou com fomento da Fapeg: “Sem este fomento financeiro, com certeza seria inviável a dedicação de tempo integral que tive durante o período de mestrado e doutorado, e também a realização das pesquisas”, relatou. A pesquisa foi orientada pelo professor Cláudio Rodrigues Leles (FO/UFG) e co-orientado por Shahrokh Esfandiari (McGill University – Canadá). Atualmente, Túlio é pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFG.

Neste ano, o Prêmio Capes teve recorde de inscrições, com 1140 candidaturas. Ao todo, foram premiadas uma tese de cada uma das 49 áreas de avaliação e outros 93 trabalhos foram agraciadas com menções honrosas.

Fonte: Secretaria de Comunicação da UFG e PRPG, com adaptações.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo