Fapeg lança chamada para apoiar a integração científica entre Goiás e Uruguai
A ideia é investir em pesquisadores no desenvolvimento de atividades de mobilidade acadêmica em colaboração com pesquisadores do Uruguai e contribuir para a ampliação das redes internacionais de cooperação em CTI das IES e ICT goianas
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) lançou, nesta segunda-feira (15) a chamada pública 10/2024 , do Programa de Integração Acadêmica que estabelece ações estratégicas para consolidação de parceria entre o Estado de Goiás e o Uruguai. A Fapeg vai investir R$ 100 mil para apoiar até cinco propostas com valor de R$ 20 mil cada uma.
As propostas devem ser submetidas por pesquisadores doutores que tenham vínculo empregatício com instituições de ensino superior (IES) ou instituições de ciência e tecnologia (ICTs), públicas ou privadas sediadas em Goiás. O pesquisador deve submeter sua proposta na plataforma sparkx.fapeg.go.gov.br até o dia 15 de maio.
A iniciativa da Fapeg se fundamenta no estabelecimento de ações estratégicas para consolidação da parceria com a Agencia Nacional de Investigación e Innovación (ANII), do Uruguai, como desdobramento da cooperação firmada entre as duas instituições em setembro do ano passado.
De acordo com a gerente de Cooperação da ANII, Ana Vazquez Herrera, a colaboração com a Fapeg é estratégica e baseia-se no fortalecimento da Cooperação Regional. “Celebramos esta chamada da Fapeg, que está alinhada com nossa visão e permitirá estreitar laços entre as comunidades acadêmicas de Goiás e Uruguai, com o objetivo de promover projetos conjuntos que contribuam para o desenvolvimento dos nossos países”, assinala.
As atividades incluem visitas de campo, aulas, palestras, cursos e treinamentos, bancas de defesa, ou outras atividades correlatas. Segundo o edital, as atividades de mobilidade poderão ser realizadas tanto em Goiás quanto no Uruguai, em qualquer proporção, a depender do interesse mútuo dos parceiros.
Segundo o gerente de Parcerias Internacionais da Fapeg, Gabriel de Paula, a internacionalização da pesquisa é fundamental para o avanço científico e tecnológico do estado. “A iniciativa se insere num contexto de valorização e promoção da cooperação Sul-Sul, [modalidade de cooperação técnica internacional que se dá entre países em desenvolvimento], sobretudo entre países latino-americanos com o Estado de Goiás na busca pela internacionalização da pesquisa”, destaca.
O objetivo do edital é conceder recursos de custeio para os pesquisadores desenvolverem atividades de mobilidade acadêmica motivadas por ações de articulação ou realização de pesquisa em colaboração com pesquisadores do Uruguai; e contribuir para a ampliação das redes internacionais de cooperação em CTI das IES e ICT goianas.
Saiba mais:
Edital