Encontro Nacional de Clubes de Matemática reúne mais de 800 crianças em Quirinópolis

clube de matemática uegO Campus Quirinópolis da Universidade Estadual de Goiás (UEG) promoveu de 6 a 9 de novembro, o 1º Encontro Nacional dos Clubes de Matemática. O evento reuniu representantes dos cinco Clubes de Matemática existentes no Brasil: o da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal de Santa Maria – RS (UFSM), da Universidade Federal de Goiás (UFG), da Universidade Federal Rio Grande do Norte (UFRN), além da unidade da UEG para repensarem o processo de ensino e aprendizagem da Matemática escolar e também da formação dos professores.

O evento contou com fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), por meio da Chamada Pública 02/2019 de apoio à realização de eventos científicos, tecnológicos e de inovação. Foram ministradas palestras, mesas-redondas e atividades de ensino aplicadas a alunos da Educação Básica. Mais de 800 alunos de oito escolas públicas municipais e estaduais de Quirinópolis, Itarumã e Inaciolândia e 120 professores de Matemática participaram do evento. As atividades foram divididas em três turnos onde cada Clube de Matemática realizou atividades em duas salas diferentes de cada escola atendida.clube de matemática

O diretor do Curso de Matemática do Campus Quirinópolis, Roberto Barcelos Souza, e a coordenadora do curso, Maria Marta da Silva, ressaltam que o evento foi um importante marco para a educação matemática no Estado de Goiás. “Ao reunir grandes instituições de ensino superior brasileiras demonstramos que o Estado apresenta potencial para se efetivar como um importante lócus na área de Educação Matemática, já que possuímos dois dos cinco clubes em território goiano”. Eles explicam que “no CluMat busca-se um ensino de Matemática por meio da produção compartilhada de conhecimentos onde propomos outra organização para o ensino e aprendizagem dos conteúdos de Matemática que partam do que o aluno já domina mas, que conduza-o a novos conhecimentos”.

Popularização da Matemática

Para os organizadores, o evento foi promoveu a popularização da Matemática como ciência e atividade humana capaz de ser aprendida, ensinada e desenvolvida por alunos e professores de escolas públicas. O grupo também avaliou que o Encontro abriu oportunidades para experiências de organização do ensino e da aprendizagem da Matemática, na contramão dos índices de reprovação nessa disciplina comuns em escolas públicas.

alunos encontro de clubes de matemáticaPara o diretor, os estudantes precisam ser considerados como sujeitos ativos da aprendizagem da matemática, capazes de delinear as ações de ensino para que um novo quadro possa ser desenhado na aprendizagem da Matemática. “O Encontro contribuiu como espaço de busca para a criação de ambientes que possibilitem a superação do encapsulamento da aprendizagem dos conteúdos matemáticos ensinados na educação básica em nossas escolas, onde temos um ensino de Matemática que não prioriza a história humana por detrás dos conteúdos ensinados, nem a ludicidade, as tecnologias e a inovação”, afirmou o diretor Roberto Barcelos Souza.

Assessoria de Comunicação Social da Fapeg com informações da UEG.

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