Encontro de secretários discute políticas públicas para setor agropecuário
Encontro de secretários discute políticas públicas para setor agropecuário, debate linha de crédito para pequenos produtores e discute as principais demandas dos municípios no setor agropecuário. “Atividade presente nos 246 municípios goianos, a agropecuária é alvo de políticas dos governos federal e estadual, mas, por falta de conhecimento e estruturação, algumas delas não ocorrem do modo que deveriam.” A observação foi feita na manhã desta terça-feira, dia 14, na sede da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação de Goiás (Seagro), pelo titular, Antônio Flávio Camilo de Foto Ângela Scalon Lima. Observado por dezenas de secretários municipais de Agricultura, pelo governador de Goiás, Marconi Perillo, lideranças e representantes de entidades governamentais, ele deu o tom do debate, que prossegue até amanhã. “Em 2011, fizemos trabalho envolvendo prefeitos. À ocasião, identificamos oportunidades e carências do setor, propondo soluções viáveis”, disse o secretário.
Objetivo do encontro
Segundo Antônio Flávio, o objetivo deste tipo de encontro é aproximar ainda mais o Governo de Goiás e a secretaria das prefeituras, dando todo respaldo necessário às demandas existentes. O encontro tem a finalidade de levar as políticas públicas da agropecuária aos municípios, fazendo com que tenham efetividade e promovam o desenvolvimento econômico, principalmente do pequeno agricultor.
Durante o evento será feito um curso de capacitação para apresentar aos secretários todas as possibilidades e tipos de recursos (público ou privado) que estão disponíveis para a pasta. O secretário diz que as prefeituras se comportam de forma positiva, administrando a demanda e participando dos projetos estaduais. “Estamos em quase todos os municípios goianos. O somatório de forças tem sido interessante e importante”.
O encontro apresenta aos prefeitos e secretários que tomaram posse em janeiro de 2013 as ações e os programas desenvolvidos pela Seagro e suas jurisdicionadas, como a Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa Goiás), além das agências de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater-GO) e de Defesa Agropecuária (Agrodefesa). No total, 29 carros, equipamentos de informática e dois tanques de resfriamento de leite, para benefício de produtores compreendidos em 31 cidades (12 entidades, de cinco territórios). Os veículos e equipamentos devem beneficiar indiretamente mais de 10 mil famílias que integram o Programa Nacional de Desenvolvimento Territorial (Pronat/MDA) e Seagro. Os recursos somaram R$ 2 milhões, com investimento do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), governos estadual e municipal.
Convênios e linhas de crédito
Paralelamente à entrega dos bens, Antônio Flávio assinou com autoridades das respectivas secretarias, convênios para a garantia de crédito aos pequenos e micro produtores, via Goiás Fomento e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Também foram assinados convênios para a pesquisa agropecuária, sob a responsabilidade da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) em parceria com a Emater. ”
Convidados
Foram convidados os 246 secretários ou representantes das pastas da Agricultura nos municípios, onde não há Foto Ângela Scalo secretaria específica. De acordo com o secretário Antônio Flávio, entre prefeitos, secretários e outras autoridades, o evento deve totalizar a participação de 300 pessoas. Também participaram da solenidade de abertura os presidentes da Goiás Fomento, Luiz Maronezi e da Central das Cooperativas da Agricultura Familiar (Cecaf), Wilson Hermuth Gottems, além do superintendente Federal de Agricultura em Goiás, Francisco Carlos de Assis (Ministério da Agricultura).
Resultados
Durante o Encontro também serão apresentados os resultados dos Encontros Regionais realizados em 2012. Foram 11, nas cidades de Alvorada do Norte, Catalão, Goianésia, Itapuranga, Jussara, Luziânia, Morrinhos, Nerópolis, Palmeiras de Goiás, Porangatu e Rio Verde.