Empresas goianas e universidades buscam parcerias para inovar
O Brasil não se sai bem em rankings que apontam quais são as nações que mais inovam em produtos, serviços ou processos. Ocupa a 75ª posição na lista elaborada pelo Fórum Econômico Mundial, composta por 140 países. E aparece em 69ª colocação, no ranking global de inovação elaborado pela A.T. Kearney, entre 128 países pesquisados.
O fruto colhido pelos países que mais inovam é bem conhecido: desenvolvimento econômico. A receita também inclui aproximação entre centros de pesquisa tecnológica, empresas e governo. É esse o objetivo da Mostra de Tecnologia para Negócios, que ocorre dia 4/10, às 8h30, na Casa da Indústria.
A programação se inicia às 8h30, com a palestra “Interação Universidades x Empresas”, ministrada por Maurício Henrique Benedetti, Doutor em Engenharia de Produção, Mestre em Administração de Empresas e graduado em Engenharia Mecânica. Ele é o responsável pelo Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Presbiteriana Mackenzie, além de conselheiro do Conselho Superior de Inovação e Competitividade da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.
Logo após, empresas e universidades terão tempo exclusivo para se apresentarem e interagirem, seguido de almoço de negócios. O encontro terá como foco os seguintes setores: alimentos e bebidas, fármacos, química, cosmética, tecnologia da informação, engenharias.
A aproximação e interação dos institutos de ciência e tecnologia e das universidades com as empresas visam parcerias para desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica, que atendam às necessidades de negócios atuais e futuros, assim como proporcionar oportunidades de apresentação de produtos em desenvolvimento, projetos de pesquisas, laboratórios, patentes e ambientes de inovação, que podem atender o setor empresarial, que também apresentará suas demandas tecnológicas na ocasião.
A iniciativa é da Fieg, por meio de seu Conselho Temático de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, do Núcleo de Inovação de Goiás (NIG) e Fundação de Desenvolvimento de Tecnópolis (Funtec), além de PUC Goiás e IEL Goiás, com apoio do Senai Goiás, Sebrae, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), UFG e UEG.
Para participar, entre em contato: nelson@sistemafieg.org.br ou andelaide@sistemafieg.org.br. Informações: (62) 3501-0021 / 0022.
Fonte: Sistema Fieg.