Emater e UEG realizam I Workshop de Integração

Foto: Emater / Nivaldo Ferr.

Na última terça-feira (11), dirigentes, pesquisadores e técnicos da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e professores da Universidade Estadual de Goiás (UEG) se reuniram para discutir e identificar áreas de pesquisa em que as duas instituições possam firmar parceiras, levando em consideração as vantagens competitivas das entidades.

O I Workshop de Integração entre a Emater e a UEG foi realizado no Centro de Treinamento de Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Centrer) da Emater, em Goiânia (GO). Durante o encontro, foram apresentadas as infraestruturas institucionais e os projetos conduzidos na Emater nas áreas de Pesquisa Aplicada. Também foram discutidos os programas de pesquisa desenvolvidos pela UEG.

Para a coordenadora do Workshop e pesquisadora da Emater, Taís Ferreira Pacheco, o objetivo da atividade foi “identificar linhas de pesquisa da Emater em parceria com a UEG para levar soluções para o campo que atendam ao pequeno produtor”. Ainda segundo a pesquisadora, a ação conjunta das duas entidades permite o avanço e a divulgação dos conhecimentos e tecnologias desenvolvidas pela pesquisa.

Foto: Emater / Nivaldo Ferr.

Parceria
Durante o encontro, o reitor da UEG, Haroldo Reimer, destacou que tanto a Emater como a Universidade têm uma presença histórica no estado de Goiás. Ainda segundo Reimer, a aproximação entre as duas entidades gerará melhores resultados nos âmbitos trabalhados.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UEG, Ivano Alessandro Devilla, “a parceria entre Emater e a UEG abre várias possibilidades para as duas instituições no campo da pesquisa e também no campo da extensão”. Outro ponto destacado pelo pró-reitor foi a participação dos alunos dos cursos de graduação nas pesquisas e nas atividades do meio rural, por meio de ações conjuntas entre a Agência e a Universidade.

O presidente da Emater, Pedro Arraes, pontuou que a Agência está presente em 207 municípios do estado, capilaridade que potencializa a adoção de resultados da pesquisa no meio rural.

Resultados
Ivano Alessandro Devilla lembrou que já existem parcerias com a Emater nos projetos de pós-graduação de engenharia agrícola. “Nós temos uma parceria muito forte com a Emater na cidade de Anápolis, aonde os pesquisadores usam a Estação Experimental da Agência para desenvolver alguns grãos e teste de máquinas, além da aplicação de intensivos no campo”, destacou o pró-reitor.

Expectativas
Para a coordenadora do evento e pesquisadora da Emater, Taís Ferreira Pacheco, a expectativa é de que “as várias linhas comecem a ser trabalhadas a partir do Workshop, visando evoluir em relação aos projetos e a viabilidade destas atividades em campo junto com a Emater”.

Para o pró-reitor da UEG, as possibilidades de pesquisa conjunta e da captação de recursos são algumas das expectativas em relação à parceria.

Segundo a diretora de Pesquisa Agropecuária da Emater, Maria José Del Peloso, haverá um novo encontro entre as duas instituições em novembro deste ano, para apresentação do projeto de pesquisa elaborado dentro dessa parceria.

Fonte: Gerência de Comunicação para Inovação – Emater (texto: Nathália Peres / foto: Emater / Nivaldo Ferr).

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo